Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3473
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
josemariobrunellisosa.pdf884.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Resolução de problemas – uma metodologia no primeiro período de um curso de administração: possibilidades e limitações na prática educativa em matemática
Author: Sosa, José Mário Brunelli
First Advisor: Olimpio Junior, Antonio
Referee Member: Allevato, Norma Suely Gomes
Referee Member: Oliveira, Maria Cristina Araújo de
Resumo: Neste trabalho investigam-se as possibilidades e limitações da Metodologia de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas por meio da dinâmica das situações – problema. Utilizou-se exemplos e aplicações que simulassem a realidade da atividade profissional de um administrador, na prática educativa em Matemática, em uma turma do primeiro período do Curso de Administração, noturno, da Faculdade Machado Sobrinho em Juiz de Fora. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, na qual o pesquisador deve orientar a linha de pesquisa em função da resolução de problemas ou de objetivos de transformação, através de uma ação. A estrutura da pesquisa-ação possibilita uma relação entre pesquisadores e pessoas da situação investigada de uma maneira participativa. Os resultados apontam para uma mudança na dinâmica da sala de aula. As aulas, sem dúvidas, tornam-se mais dinâmicas e mais envolventes. O aluno se sente mais valorizado, mais participante dos processos de ensino e de aprendizagem.
Abstract: This work investigates the possibilities and limitations of the Methodology of Teaching and Learning Mathematics Through Problem Solving through the dynamics of problem-situations . We used examples and applications that simulate the reality of the professional activity of an administrator in Educational Mathematics practice, in the class of the first period of the Course of Administration at Machado Sobrinho Faculty in Juiz de Fora. The methodology used was action research, in which the researcher should guide the line of research according to the solution of problems or goals of transformation, through an action. The structure of action research provides a link between researchers and people in the investigated situation in a participatory manner. The results indicate a change in the dynamics of the classroom. The classes, without doubt, become involving and more dynamic. The student feels more valued, sharing the teaching and learning process.
Keywords: Matemática
Resolução de problemas
Metodologia
Situação-problema
Administração
Pesquisa-ação
Mathematics
Problem Solving
Problem-Situation
Methodology
Management
Action Research
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3473
Issue Date: 21-Jul-2011
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.