Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3470
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
willianjosedacruz.pdf5.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Os números reais: um convite ao professor de matemática do ensino fundamental e do ensino médio
Author: Cruz, Willian José da
First Advisor: Soares, Carlos Alberto Santana
Referee Member: Souto, Romelia Mara Alves
Referee Member: Piermatei Filho, Orestes
Resumo: Com a percepção que distingue a matemática escolar em vários aspectos da matemática científica, esta pesquisa propõe uma aproximação entre essas duas formas conceituais, no que discute o entender e fazer matemática, perpassando pelas ideias que diferenciam cada uma delas. Ainda que num tratamento formal na apresentação dos Números Reais, serão apontadas possíveis consequências e aplicações desta apresentação nas séries finais do ensino fundamental e do ensino médio. Esta pesquisa também é uma tentativa de iniciar uma reflexão, a partir dos Números Reais, que possa permitir uma mudança na forma de trabalho com a disciplina Análise Real, nos cursos de Licenciatura em Matemática, diminuindo a dicotomia entre a formação matemática do professor e sua prática docente.
Abstract: With the perception that distinguishes school mathematics in various scientific aspects of mathematics, this research proposes a rapprochement between these two conceptual ways in which discusses the understanding and doing mathematics, passing by the ideas that distinguish each one. Although a formal treatment in the presentation of real numbers, will be pointed out the possible consequences and applications of this presentation in the final grades of elementary school and high school. This research is also an attempt to initiate a reflection from the real numbers, that would enable a shift in the discipline of working with Real Analysis courses in Mathematics, reducing the dichotomy between mathematics teacher education and practice teacher.
Keywords: Educação Matemática
Matemática escolar
Análise real
Números reais
Licenciatura em matemática
Formação de professores
Mathematics Education
School Mathematics
Real Analysis
Real Numbers
Mathematics Degree
Teacher Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3470
Issue Date: 29-Apr-2011
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.