Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3470
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
willianjosedacruz.pdf5.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Soares, Carlos Alberto Santana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728394D2pt_BR
dc.contributor.referee1Souto, Romelia Mara Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777799P5pt_BR
dc.contributor.referee2Piermatei Filho, Orestes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731468T8pt_BR
dc.creatorCruz, Willian José da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4217368Y6pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-23T14:34:49Z-
dc.date.available2017-02-23-
dc.date.available2017-02-23T14:34:49Z-
dc.date.issued2011-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3470-
dc.description.abstractWith the perception that distinguishes school mathematics in various scientific aspects of mathematics, this research proposes a rapprochement between these two conceptual ways in which discusses the understanding and doing mathematics, passing by the ideas that distinguish each one. Although a formal treatment in the presentation of real numbers, will be pointed out the possible consequences and applications of this presentation in the final grades of elementary school and high school. This research is also an attempt to initiate a reflection from the real numbers, that would enable a shift in the discipline of working with Real Analysis courses in Mathematics, reducing the dichotomy between mathematics teacher education and practice teacher.pt_BR
dc.description.resumoCom a percepção que distingue a matemática escolar em vários aspectos da matemática científica, esta pesquisa propõe uma aproximação entre essas duas formas conceituais, no que discute o entender e fazer matemática, perpassando pelas ideias que diferenciam cada uma delas. Ainda que num tratamento formal na apresentação dos Números Reais, serão apontadas possíveis consequências e aplicações desta apresentação nas séries finais do ensino fundamental e do ensino médio. Esta pesquisa também é uma tentativa de iniciar uma reflexão, a partir dos Números Reais, que possa permitir uma mudança na forma de trabalho com a disciplina Análise Real, nos cursos de Licenciatura em Matemática, diminuindo a dicotomia entre a formação matemática do professor e sua prática docente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática escolarpt_BR
dc.subjectAnálise realpt_BR
dc.subjectNúmeros reaispt_BR
dc.subjectLicenciatura em matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectSchool Mathematicspt_BR
dc.subjectReal Analysispt_BR
dc.subjectReal Numberspt_BR
dc.subjectMathematics Degreept_BR
dc.subjectTeacher Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleOs números reais: um convite ao professor de matemática do ensino fundamental e do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.