https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3470
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
willianjosedacruz.pdf | 5.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Soares, Carlos Alberto Santana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728394D2 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souto, Romelia Mara Alves | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777799P5 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Piermatei Filho, Orestes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731468T8 | pt_BR |
dc.creator | Cruz, Willian José da | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4217368Y6 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-23T14:34:49Z | - |
dc.date.available | 2017-02-23 | - |
dc.date.available | 2017-02-23T14:34:49Z | - |
dc.date.issued | 2011-04-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3470 | - |
dc.description.abstract | With the perception that distinguishes school mathematics in various scientific aspects of mathematics, this research proposes a rapprochement between these two conceptual ways in which discusses the understanding and doing mathematics, passing by the ideas that distinguish each one. Although a formal treatment in the presentation of real numbers, will be pointed out the possible consequences and applications of this presentation in the final grades of elementary school and high school. This research is also an attempt to initiate a reflection from the real numbers, that would enable a shift in the discipline of working with Real Analysis courses in Mathematics, reducing the dichotomy between mathematics teacher education and practice teacher. | pt_BR |
dc.description.resumo | Com a percepção que distingue a matemática escolar em vários aspectos da matemática científica, esta pesquisa propõe uma aproximação entre essas duas formas conceituais, no que discute o entender e fazer matemática, perpassando pelas ideias que diferenciam cada uma delas. Ainda que num tratamento formal na apresentação dos Números Reais, serão apontadas possíveis consequências e aplicações desta apresentação nas séries finais do ensino fundamental e do ensino médio. Esta pesquisa também é uma tentativa de iniciar uma reflexão, a partir dos Números Reais, que possa permitir uma mudança na forma de trabalho com a disciplina Análise Real, nos cursos de Licenciatura em Matemática, diminuindo a dicotomia entre a formação matemática do professor e sua prática docente. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática escolar | pt_BR |
dc.subject | Análise real | pt_BR |
dc.subject | Números reais | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em matemática | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Mathematics Education | pt_BR |
dc.subject | School Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Real Analysis | pt_BR |
dc.subject | Real Numbers | pt_BR |
dc.subject | Mathematics Degree | pt_BR |
dc.subject | Teacher Education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | Os números reais: um convite ao professor de matemática do ensino fundamental e do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.