Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3388
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
patriciamedicidefreitas.pdf780.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Instantâneos do homem pós-moderno: uma leitura de O fotógrafo de Cristovão Tezza
Author: Freitas, Patrícia Médici de
First Advisor: Lage, Verônica Lucy Coutinho
Referee Member: Pires, André Monteiro Guimarães Dias
Referee Member: Pereira, Edimilson de Almeida
Referee Member: Oliveira, Maria de Lourdes Abreu de
Referee Member: Ferreira, Rogério de Souza Sérgio
Resumo: Este trabalho propõe uma análise da condição humana nas grandes cidades contemporâneas considerando, sobretudo, a solidão como um aspecto patente no sujeito urbano. Ao apontarmos a metrópole como um lugar idôneo para a efetivação dos ideais e práticas pós-modernas, reputamos o citadino como um produto deste espaço e deste contexto. Através do romance O Fotógrafo de Cristóvão Tezza, buscaremos relacionar a solidão com sua representação imagética dentro da obra já que, ao longo da narrativa, são construídas imagens – selecionadas e registradas pelo olhar fotográfico dos personagens, do autor e até mesmo do leitor – que nos remetem a essas impressões solitárias. Nesse sentido, realizaremos discussões concernentes aos tempos pós-modernos, à metrópole contemporânea, ao indivíduo e os efeitos da vida urbana em seu comportamento, seu íntimo e sua vida. Notas sobre imagem e fotografia serão cruciais e as abordaremos mediante o olhar de críticos como Joly, Aumont, Barthes, Sontag, Benjamin e Dubois.
Abstract: This work proposes to analyze the human condition in big contemporary cities, considering, above all, the loneliness as a patent aspect in the urban person. When we point out the metropolis as a reliable place to the development of post-modern ideas and practices, we consider the city man as a product of this space and this context. Through the novel The photographer (O fotógrafo) from Cristóvão Tezza, we will try to relate the loneliness to its imagery representation within the work since, throughout the narrative, images are built – selected and registered by the characters’, the author’s and even the reader’s photographic look – which send us to these lonely impressions. Thus, we will carry out discussions concerning post-modern times, the contemporary metropolis, the individual and the effects of urban life on his behavior, his intimacy and his life. Notes on image and photography will be crucial and we will bring them up by means of the view of critics like Joly, Amont, Barthes, Sontag, Benjamin and Dubois.
Keywords: Pós-modernidade
Imagem
Fotografia
Solidão
Post-modernity
Image
Photography
loneliness
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3388
Issue Date: 15-Apr-2009
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.