Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3360
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Clase: Dissertação
Título : A sala de aula de língua portuguesa: uma proposta comprometida com o protagonismo
Autor(es): Brasil, Maria Margarete Salvate
Orientador: Miranda, Neusa Salim
Miembros Examinadores: Oliveira, Marcia Lisboa Costa de
Miembros Examinadores: Barroso, Terezinha
Resumo: Este trabalho vincula-se ao macroprojeto “Ensino de língua Portuguesa — da formação docente à sala de aula” (MIRANDA, 2014- PROFLETRAS/UFJF) que, em sua segunda etapa, volta-se para uma investigação de caráter interventivo e participativo. O projeto tem como meta encontrar novos rumos pedagógicos para a sala de aula de Língua Portuguesa direcionados para o enfrentamento da crise interacional fortemente evidenciada neste espaço e impeditiva do processo ensino-aprendizagem (LIMA, 2009 ; BERNARDO, 2011; FONTES, 2012; LOURES, 2013). Trata-se de um estudo de caso de caráter híbrido — linguístico e educacional — que tem como cenário investigativo uma sala de aula de Língua Portuguesa, de uma escola pública, do município de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, composta por 26 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, onde a pesquisadora-participante atua. O estudo diagnóstico (1ª. etapa) parte da análise de narrativas dos discentes, de modo a se verificar a perspectiva desses sujeitos sobre as aulas de Português e confrontá-la com a voz docente e a voz de outros discentes investigados em estudos de caso vinculados ao nosso macroprojeto. O aporte teórico para tal análise advém da Semântica de frames (FILLMORE, 2009 [1982]), um modelo teórico da Linguística Cognitiva, e de sua aplicação no projeto lexicográfico computacional (https://framenet.icsi.berkekey.edu). A segunda etapa, definida pela pesquisa-ação (MORIN, 2004), consiste na proposição de uma intervenção no cotidiano da aula de Português, mediante escolha de novas tecnologias de ensino ancoradas no protagonismo juvenil (Costa e Vieira, 2006) a serem desenvolvidas, avaliadas e, processualmente, registradas ao longo de um (1) semestre letivo.
Resumen : This work is linked to the macroproject "Portuguese language teaching – from the college graduation to the scholl classroom” (MIRANDA, 2014- PROFLETRAS / UFJF) which, in its second stage, turns to one intervention is tand participatory nature ofresearch. The project taims to find new educational courses for Portuguese classes directed to face the interactional crisis stronglye videnced in this space and impeding the teaching-learning process (LIMA, 2009; BERNARDO, 2011; SOURCES, 2012; LOURES, 2013). It is a hybrid character of case study – language and education – whose investigate a Portuguese Language classroom, in a public school in the municipality of Bom Jesus do Itabapoana-RJ, composed of 26 students of the 6th year of elementary school, where there searcher-participant Works. The diagnostic study (1st. Stage) starts from the analysis of students narratives, in order to verify the prospect of the mon the Portuguese lessons and compare it with the teacher voice and the voice of other students investigated in other case studies linked tour macroproject. The the- oretical basis for this analysis comes from the Semantic frames (FILLMORE, 2009 [1982]), a theoretical model of Cognitive Linguistics, and its application in computational lexicography project (https://framenet.icsi.berkekey.edu). The second stage, defined by action research (MORIN, 2004), consists in proposing an intervention in the Portuguese class of everyday life, by choosing new teaching technologie sanchored in youth leadership (Costa and Vieira, 2006 )to be developed, evaluated and, procedurally, recorded over one (1) semester.
Palabras clave : Ensino de língua portuguesa
Pesquisa-ação
Protagonismo juvenil
Semântica de frames
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3360
Fecha de publicación : 20-ago-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.