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dc.contributor.advisor1Miranda, Neusa Salim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706200T5pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Marcia Lisboa Costa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797670E1pt_BR
dc.contributor.referee2Barroso, Terezinha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778615D9pt_BR
dc.creatorBrasil, Maria Margarete Salvate-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8137588E8pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-16T13:54:48Z-
dc.date.available2017-02-10-
dc.date.available2017-02-16T13:54:48Z-
dc.date.issued2015-08-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3360-
dc.description.abstractThis work is linked to the macroproject "Portuguese language teaching – from the college graduation to the scholl classroom” (MIRANDA, 2014- PROFLETRAS / UFJF) which, in its second stage, turns to one intervention is tand participatory nature ofresearch. The project taims to find new educational courses for Portuguese classes directed to face the interactional crisis stronglye videnced in this space and impeding the teaching-learning process (LIMA, 2009; BERNARDO, 2011; SOURCES, 2012; LOURES, 2013). It is a hybrid character of case study – language and education – whose investigate a Portuguese Language classroom, in a public school in the municipality of Bom Jesus do Itabapoana-RJ, composed of 26 students of the 6th year of elementary school, where there searcher-participant Works. The diagnostic study (1st. Stage) starts from the analysis of students narratives, in order to verify the prospect of the mon the Portuguese lessons and compare it with the teacher voice and the voice of other students investigated in other case studies linked tour macroproject. The the- oretical basis for this analysis comes from the Semantic frames (FILLMORE, 2009 [1982]), a theoretical model of Cognitive Linguistics, and its application in computational lexicography project (https://framenet.icsi.berkekey.edu). The second stage, defined by action research (MORIN, 2004), consists in proposing an intervention in the Portuguese class of everyday life, by choosing new teaching technologie sanchored in youth leadership (Costa and Vieira, 2006 )to be developed, evaluated and, procedurally, recorded over one (1) semester.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho vincula-se ao macroprojeto “Ensino de língua Portuguesa — da formação docente à sala de aula” (MIRANDA, 2014- PROFLETRAS/UFJF) que, em sua segunda etapa, volta-se para uma investigação de caráter interventivo e participativo. O projeto tem como meta encontrar novos rumos pedagógicos para a sala de aula de Língua Portuguesa direcionados para o enfrentamento da crise interacional fortemente evidenciada neste espaço e impeditiva do processo ensino-aprendizagem (LIMA, 2009 ; BERNARDO, 2011; FONTES, 2012; LOURES, 2013). Trata-se de um estudo de caso de caráter híbrido — linguístico e educacional — que tem como cenário investigativo uma sala de aula de Língua Portuguesa, de uma escola pública, do município de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, composta por 26 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, onde a pesquisadora-participante atua. O estudo diagnóstico (1ª. etapa) parte da análise de narrativas dos discentes, de modo a se verificar a perspectiva desses sujeitos sobre as aulas de Português e confrontá-la com a voz docente e a voz de outros discentes investigados em estudos de caso vinculados ao nosso macroprojeto. O aporte teórico para tal análise advém da Semântica de frames (FILLMORE, 2009 [1982]), um modelo teórico da Linguística Cognitiva, e de sua aplicação no projeto lexicográfico computacional (https://framenet.icsi.berkekey.edu). A segunda etapa, definida pela pesquisa-ação (MORIN, 2004), consiste na proposição de uma intervenção no cotidiano da aula de Português, mediante escolha de novas tecnologias de ensino ancoradas no protagonismo juvenil (Costa e Vieira, 2006) a serem desenvolvidas, avaliadas e, processualmente, registradas ao longo de um (1) semestre letivo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectProtagonismo juvenilpt_BR
dc.subjectSemântica de framespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA sala de aula de língua portuguesa: uma proposta comprometida com o protagonismopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



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