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Tipo: Dissertação
Título: Noções de cálculo diferencial: uma proposta para o ensino médio
Autor(es): Ribeiro, Carlos Augusto
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Sérgio Guilherme de Assis
Membro da banca: Mazorche, Sandro Rodrigues
Membro da banca: Cunha, Carlos Alberto Raposo da
Resumo: Nesse trabalho apresentamos uma proposta para introduzir, já no 1o ano do Ensino Médio, a idéia de Taxa de Variação de uma Função tanto do ponto de vista algébrico como geométrico e caracterizar as funções elementares (a m, quadrática e exponencial) a partir de suas variabilidades ( a forma como uma função cresce ou decresce). Nesse sentido, é muito importante uma certa conexão com a disciplina de Física, onde a Cinemática é um ambiente valioso para esse estudo. Finalmente, propomos um estudo intuitivo de Limite de Sequência o que permitirá uma abordagem mais consistente do importante número de Euler que aparece naturalmente em situações onde a variação de uma certa grandeza num certo instante é proporcional ao seu valor naquele instante.
Abstract: In this work we have presented a proposal to introduce, early in the rst year of High School Education, the idea of the Rate of Variation of a Function either from the algebraic or geometric point of view and characterize the elementary functions (a ne, quadratic and exponential) from their variabilities (the form as a function increase and decrease). In this sense, it is very important to have a certain connection with the discipline of Physics, where the kinematics is a rich environment for this study. To conclude, we proposed an intuitive study of Limit of Sequence, which will allow us a more consistent approach of the important number of Euler that appears naturally in situations where the variation of a certain grandeur in a speci c moment is proportional to its value at that moment.
Palavras-chave: Funções
Derivada
Exponencial
Functions
Derivative
Exponential
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3251
Data do documento: 16-Ago-2013
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



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