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dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Sérgio Guilherme de Assis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797575H0pt_BR
dc.contributor.referee1Mazorche, Sandro Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728146D8pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Carlos Alberto Raposo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767144Z5pt_BR
dc.creatorRibeiro, Carlos Augusto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-02-07T14:08:06Z-
dc.date.available2016-12-20-
dc.date.available2017-02-07T14:08:06Z-
dc.date.issued2013-08-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3251-
dc.description.abstractIn this work we have presented a proposal to introduce, early in the rst year of High School Education, the idea of the Rate of Variation of a Function either from the algebraic or geometric point of view and characterize the elementary functions (a ne, quadratic and exponential) from their variabilities (the form as a function increase and decrease). In this sense, it is very important to have a certain connection with the discipline of Physics, where the kinematics is a rich environment for this study. To conclude, we proposed an intuitive study of Limit of Sequence, which will allow us a more consistent approach of the important number of Euler that appears naturally in situations where the variation of a certain grandeur in a speci c moment is proportional to its value at that moment.pt_BR
dc.description.resumoNesse trabalho apresentamos uma proposta para introduzir, já no 1o ano do Ensino Médio, a idéia de Taxa de Variação de uma Função tanto do ponto de vista algébrico como geométrico e caracterizar as funções elementares (a m, quadrática e exponencial) a partir de suas variabilidades ( a forma como uma função cresce ou decresce). Nesse sentido, é muito importante uma certa conexão com a disciplina de Física, onde a Cinemática é um ambiente valioso para esse estudo. Finalmente, propomos um estudo intuitivo de Limite de Sequência o que permitirá uma abordagem mais consistente do importante número de Euler que aparece naturalmente em situações onde a variação de uma certa grandeza num certo instante é proporcional ao seu valor naquele instante.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFunçõespt_BR
dc.subjectDerivadapt_BR
dc.subjectExponencialpt_BR
dc.subjectFunctionspt_BR
dc.subjectDerivativept_BR
dc.subjectExponentialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleNoções de cálculo diferencial: uma proposta para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



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