https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3243
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
franciscodealmeidabessa.pdf | 723.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma abordagem do infinito no caminho da cardinalidade: um estudo endereçado aos professores de matemática do ensino básico |
Autor(es): | Bessa Junior, Francisco de Almeida |
Primeiro Orientador: | Soares, Carlos Alberto Santana |
Membro da banca: | Souto, Romélia Mara Alves |
Membro da banca: | Piermatei Filho, Orestes |
Resumo: | O infinito matemático, objeto altamente abstrato, é motivo de estudos, discussões, e por que não dizer temores? Desde Zenão, na Grécia antiga, até os livros didáticos do ensino básico nos dias de hoje, constitui um dos entes matemáticos mais importantes na compreensão de fenômenos que estejam ligados, de certa forma, à Matemática. Pretende-se, como principal objetivo deste trabalho, com olhar na cardinalidade dos conjuntos, tentar aproximar esse árido campo da Matemática, em uma linguagem mais simples que possa envolver professores dessa disciplina do ensino básico, não só para utilizar esses conceitos, adaptando-os aos respectivos conteúdos de cada série, mas também, principalmente, enriquecer o próprio conhecimento, pelo fato de a Análise Real, âncora de uma Matemática avançada, estar estruturada nos conceitos de limite que, obrigatoriamente, passam pelo infinito. |
Abstract: | The extremely abstract object, matemathical infinite is the motivation for studies, discussions and why could not say fears? Since Zenon, in ancient Greece, until the recent books for basic teaching, the infinite is one of the most important mathematician entity in the comprehension of the phenomenon that is to a certain extent connected to Mathematics. The main object of this work is to try to convert his hard aspect of Mathematics in a simple language that could evolve teachers, not only to use these concepts in the classroom, adapting to each grade; but also and mainly to enrich their own knowledge. Taking into consideration that the Real Analysis, which is the base of an Advanced Math, is structured in the concepts of limits that goes through infinite. |
Palavras-chave: | Infinito Aprendizagem Formação de professores Conhecimento Infinite Learning Teachers`formation Knowledge |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3243 |
Data do documento: | 6-Set-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.