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Tipo: Dissertação
Título: Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora: escolarização e educação physica (1889 – 1911)
Autor(es): Vargas, Renata Correa
Primeiro Orientador: Cunha Junior, Carlos Fernando Ferreira da
Membro da banca: Gondra, José Gonçalves
Membro da banca: Yazbeck, Dalva Carolina de Menezes
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as representações sobre Educação e Educação Physica que circularam no âmbito dos discursos produzidos pelos agentes associados à Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora (SMCJF) entre 1889, ano de sua fundação, e a primeira década do século XX. Neste período, a SMCJF participou de um movimento articulado, especialmente pelos médicos, que propunha renovar a vida e as práticas sociais tornando-as mais higiênicas, saudáveis e modernas. As fontes utilizadas para nossas reflexões foram os Boletins publicados pela SMCJF entre 1889 a 1909; as Revistas Médicas de Minas; a obra Cidade Salubre (1911); correspondências; ofícios; discursos; relatórios de diretores e inspetores; telegramas; atas de reuniões de leitura dos Grupos Escolares; atas de exames e promoções; artigos do Jornal do Commercio. As reflexões sobre os documentos utilizados se fizeram à luz das propostas e questionamentos advindos da Nova História, particularmente das questões levantadas por Peter Burke e Le Goff, e se concretizaram através de análise documental. Consideramos que tal estudo seja pertinente aos debates atuais por levantar questões acerca da produção de discursos que influenciaram a educação no início da República. Percebemos que o discurso médico produzido pelos agentes associados à SMCJF defendeu a instituição escolar como lugar principal da tarefa educativa; analisou e prescreveu ações a serem implementadas em termos da educação escolar através de um detalhamento sobre seus espaços, tempos e saberes; e ressaltou a importância da Educação Physica e das práticas corporais como meio de disciplinamento dos escolares conscientizando-os para atitudes mais saudáveis.
Abstract: The objective of this assignment is to analyse the representations about Education and Physical Education that circulated in the extent of the speeches produced by the agents associated to the Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora (SMCJF) from 1889, year of its foundation, to the first decade of the twentieth century. In this period, the SMCJF participated from an articulated movement, principally by the doctors, that proposed to renovate the life and the social practices turning them more hygienic, health and moderns. The resources used for our reflections were the bulletins published by the SMCJF from 1889 to 1909; the Medicine Magazines from Minas; the work Cidade Salubre (1911); correspondences; documents; speeches and reports of directors and inspectors; telegrams; minutes of reading meetings from School Groups; minutes of exams and promotions; articles about the Jornal do Commercio. The reflections about these documents were made to the light of the proposals and questions made by Peter Burke and Le Goff and have made them true through the documental analysis. We believe that such study is related to the nowadays discussions for lifting up questions concerning to the production of speeches that have influenced the education at the beginning of the Republic. We have noticed that the doctor speeches produced by the agents associated to the SMCJF has defended the school institution as the principal place of the educational task; has analyzes and prescribed actions to be implemented concerning to school education by a detailed document about their spaces, time and knowledge; has evidenced the importance of Physical Education and the corporal practices as a way of discipline of the students awaking them for healthier attitudes.
Palavras-chave: Educação
Sociedade de medicina e cirurgia de Juiz de Fora
Educação física
Education
Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora
Physical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2945
Data do documento: 16-Mai-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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