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dc.contributor.advisor1Cunha Junior, Carlos Fernando Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798256A5pt_BR
dc.contributor.referee1Gondra, José Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785052E6pt_BR
dc.contributor.referee2Yazbeck, Dalva Carolina de Menezes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728577T1pt_BR
dc.creatorVargas, Renata Correa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710926Y3pt_BR
dc.date.accessioned2016-12-15T12:13:50Z-
dc.date.available2016-10-19-
dc.date.available2016-12-15T12:13:50Z-
dc.date.issued2008-05-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2945-
dc.description.abstractThe objective of this assignment is to analyse the representations about Education and Physical Education that circulated in the extent of the speeches produced by the agents associated to the Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora (SMCJF) from 1889, year of its foundation, to the first decade of the twentieth century. In this period, the SMCJF participated from an articulated movement, principally by the doctors, that proposed to renovate the life and the social practices turning them more hygienic, health and moderns. The resources used for our reflections were the bulletins published by the SMCJF from 1889 to 1909; the Medicine Magazines from Minas; the work Cidade Salubre (1911); correspondences; documents; speeches and reports of directors and inspectors; telegrams; minutes of reading meetings from School Groups; minutes of exams and promotions; articles about the Jornal do Commercio. The reflections about these documents were made to the light of the proposals and questions made by Peter Burke and Le Goff and have made them true through the documental analysis. We believe that such study is related to the nowadays discussions for lifting up questions concerning to the production of speeches that have influenced the education at the beginning of the Republic. We have noticed that the doctor speeches produced by the agents associated to the SMCJF has defended the school institution as the principal place of the educational task; has analyzes and prescribed actions to be implemented concerning to school education by a detailed document about their spaces, time and knowledge; has evidenced the importance of Physical Education and the corporal practices as a way of discipline of the students awaking them for healthier attitudes.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar as representações sobre Educação e Educação Physica que circularam no âmbito dos discursos produzidos pelos agentes associados à Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora (SMCJF) entre 1889, ano de sua fundação, e a primeira década do século XX. Neste período, a SMCJF participou de um movimento articulado, especialmente pelos médicos, que propunha renovar a vida e as práticas sociais tornando-as mais higiênicas, saudáveis e modernas. As fontes utilizadas para nossas reflexões foram os Boletins publicados pela SMCJF entre 1889 a 1909; as Revistas Médicas de Minas; a obra Cidade Salubre (1911); correspondências; ofícios; discursos; relatórios de diretores e inspetores; telegramas; atas de reuniões de leitura dos Grupos Escolares; atas de exames e promoções; artigos do Jornal do Commercio. As reflexões sobre os documentos utilizados se fizeram à luz das propostas e questionamentos advindos da Nova História, particularmente das questões levantadas por Peter Burke e Le Goff, e se concretizaram através de análise documental. Consideramos que tal estudo seja pertinente aos debates atuais por levantar questões acerca da produção de discursos que influenciaram a educação no início da República. Percebemos que o discurso médico produzido pelos agentes associados à SMCJF defendeu a instituição escolar como lugar principal da tarefa educativa; analisou e prescreveu ações a serem implementadas em termos da educação escolar através de um detalhamento sobre seus espaços, tempos e saberes; e ressaltou a importância da Educação Physica e das práticas corporais como meio de disciplinamento dos escolares conscientizando-os para atitudes mais saudáveis.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSociedade de medicina e cirurgia de Juiz de Forapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Forapt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleSociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora: escolarização e educação physica (1889 – 1911)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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