Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2862
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
izabellelimamarino.pdf933.63 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : A televisão no universo escolar da educação infantil
Autor(es): Marino, Izabelle Lima
Orientador: Borges, Eliane Medeiros
Miembros Examinadores: Silva, Léa Stahlschmidt Pinto
Miembros Examinadores: Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva
Resumo: A presente pesquisa trata das relações entre crianças e mídias, focalizando-se nas interpretações e práticas do professor de Educação Infantil e nas representações das próprias crianças construídas sobre as diversas leituras que elas fazem dos conteúdos e linguagens veiculados pelas mídias contemporâneas, em particular pela televisão e suas narrativas visuais. O pressuposto que direciona a reflexão ao longo do trabalho é de que as mídias são importantes fontes socializadoras. A abordagem principal da pesquisa parte dos campos da Sociologia da Infância e da Teoria da Comunicação, em particular das teorias da recepção. A orientação metodológica do trabalho centra-se nas falas dos professores, na observação da sua prática escolar e nos relatos das crianças. As questões que norteiam o trabalho procuram identificar as relações que os professores estabelecem com os saberes midiáticos das crianças e as práticas pedagógicas daí decorrentes.
Resumen : The present work treats the relationships between children and midias, with focus on the interpretations and practices of the teachers and on the own children's representations, built by their several readings about contents and languages transmitted by contemporary midias, specifically the television and its visual narratives. The presupposition that guides the reflection along the work is that the midias are important socializing sources. The main support of this work lies on the following areas: Sociology of the Childhood and Theory of Communication, particularly the theories of reception. The methodological orientation of the work is centered in the teacher’s speeches, in the observation of its school practice and in the children's reports. The questions that guided the work try to identify the relationships that the teachers establish with the children's midiatic knowledge and the current pedagogic practices.
Palabras clave : Mídias
Televisão
Infância
Educação infantil
Mídias
Television
Childhood
Children ́s education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2862
Fecha de publicación : 29-ago-2008
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.