Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2862
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
izabellelimamarino.pdf933.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A televisão no universo escolar da educação infantil
Author: Marino, Izabelle Lima
First Advisor: Borges, Eliane Medeiros
Referee Member: Silva, Léa Stahlschmidt Pinto
Referee Member: Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva
Resumo: A presente pesquisa trata das relações entre crianças e mídias, focalizando-se nas interpretações e práticas do professor de Educação Infantil e nas representações das próprias crianças construídas sobre as diversas leituras que elas fazem dos conteúdos e linguagens veiculados pelas mídias contemporâneas, em particular pela televisão e suas narrativas visuais. O pressuposto que direciona a reflexão ao longo do trabalho é de que as mídias são importantes fontes socializadoras. A abordagem principal da pesquisa parte dos campos da Sociologia da Infância e da Teoria da Comunicação, em particular das teorias da recepção. A orientação metodológica do trabalho centra-se nas falas dos professores, na observação da sua prática escolar e nos relatos das crianças. As questões que norteiam o trabalho procuram identificar as relações que os professores estabelecem com os saberes midiáticos das crianças e as práticas pedagógicas daí decorrentes.
Abstract: The present work treats the relationships between children and midias, with focus on the interpretations and practices of the teachers and on the own children's representations, built by their several readings about contents and languages transmitted by contemporary midias, specifically the television and its visual narratives. The presupposition that guides the reflection along the work is that the midias are important socializing sources. The main support of this work lies on the following areas: Sociology of the Childhood and Theory of Communication, particularly the theories of reception. The methodological orientation of the work is centered in the teacher’s speeches, in the observation of its school practice and in the children's reports. The questions that guided the work try to identify the relationships that the teachers establish with the children's midiatic knowledge and the current pedagogic practices.
Keywords: Mídias
Televisão
Infância
Educação infantil
Mídias
Television
Childhood
Children ́s education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2862
Issue Date: 29-Aug-2008
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.