Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2862
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
izabellelimamarino.pdf933.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781809U1pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Léa Stahlschmidt Pinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799843E4pt_BR
dc.contributor.referee2Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706146Z2pt_BR
dc.creatorMarino, Izabelle Lima-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4235589Y3pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-25T12:02:17Z-
dc.date.available2016-10-17-
dc.date.available2016-10-25T12:02:17Z-
dc.date.issued2008-08-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2862-
dc.description.abstractThe present work treats the relationships between children and midias, with focus on the interpretations and practices of the teachers and on the own children's representations, built by their several readings about contents and languages transmitted by contemporary midias, specifically the television and its visual narratives. The presupposition that guides the reflection along the work is that the midias are important socializing sources. The main support of this work lies on the following areas: Sociology of the Childhood and Theory of Communication, particularly the theories of reception. The methodological orientation of the work is centered in the teacher’s speeches, in the observation of its school practice and in the children's reports. The questions that guided the work try to identify the relationships that the teachers establish with the children's midiatic knowledge and the current pedagogic practices.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa trata das relações entre crianças e mídias, focalizando-se nas interpretações e práticas do professor de Educação Infantil e nas representações das próprias crianças construídas sobre as diversas leituras que elas fazem dos conteúdos e linguagens veiculados pelas mídias contemporâneas, em particular pela televisão e suas narrativas visuais. O pressuposto que direciona a reflexão ao longo do trabalho é de que as mídias são importantes fontes socializadoras. A abordagem principal da pesquisa parte dos campos da Sociologia da Infância e da Teoria da Comunicação, em particular das teorias da recepção. A orientação metodológica do trabalho centra-se nas falas dos professores, na observação da sua prática escolar e nos relatos das crianças. As questões que norteiam o trabalho procuram identificar as relações que os professores estabelecem com os saberes midiáticos das crianças e as práticas pedagógicas daí decorrentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídiaspt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMídiaspt_BR
dc.subjectTelevisionpt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectChildren ́s educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA televisão no universo escolar da educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.