https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2862
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
izabellelimamarino.pdf | 933.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Borges, Eliane Medeiros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781809U1 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Léa Stahlschmidt Pinto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799843E4 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706146Z2 | pt_BR |
dc.creator | Marino, Izabelle Lima | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4235589Y3 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T12:02:17Z | - |
dc.date.available | 2016-10-17 | - |
dc.date.available | 2016-10-25T12:02:17Z | - |
dc.date.issued | 2008-08-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2862 | - |
dc.description.abstract | The present work treats the relationships between children and midias, with focus on the interpretations and practices of the teachers and on the own children's representations, built by their several readings about contents and languages transmitted by contemporary midias, specifically the television and its visual narratives. The presupposition that guides the reflection along the work is that the midias are important socializing sources. The main support of this work lies on the following areas: Sociology of the Childhood and Theory of Communication, particularly the theories of reception. The methodological orientation of the work is centered in the teacher’s speeches, in the observation of its school practice and in the children's reports. The questions that guided the work try to identify the relationships that the teachers establish with the children's midiatic knowledge and the current pedagogic practices. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa trata das relações entre crianças e mídias, focalizando-se nas interpretações e práticas do professor de Educação Infantil e nas representações das próprias crianças construídas sobre as diversas leituras que elas fazem dos conteúdos e linguagens veiculados pelas mídias contemporâneas, em particular pela televisão e suas narrativas visuais. O pressuposto que direciona a reflexão ao longo do trabalho é de que as mídias são importantes fontes socializadoras. A abordagem principal da pesquisa parte dos campos da Sociologia da Infância e da Teoria da Comunicação, em particular das teorias da recepção. A orientação metodológica do trabalho centra-se nas falas dos professores, na observação da sua prática escolar e nos relatos das crianças. As questões que norteiam o trabalho procuram identificar as relações que os professores estabelecem com os saberes midiáticos das crianças e as práticas pedagógicas daí decorrentes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mídias | pt_BR |
dc.subject | Televisão | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Mídias | pt_BR |
dc.subject | Television | pt_BR |
dc.subject | Childhood | pt_BR |
dc.subject | Children ́s education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A televisão no universo escolar da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.