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dc.contributor.advisor1Souza, Jessé José Freire de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781769T1pt_BR
dc.contributor.referee1Barboza Filho, Rubem-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780804J1pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Sérgio de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorFreitas, Lorena Rodrigues Tavares de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753874D8pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-11T15:46:21Z-
dc.date.available2016-10-07-
dc.date.available2016-10-11T15:46:21Z-
dc.date.issued2009-02-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2776-
dc.description.abstractThis master’s work proposes a theoretical rebuilding of Brazilian school failure. The main goal is to try a sociological reconstruction, in a still very preliminary manner, of the main causes of this school failure and his consequences to the social inequality maintenance. The main argument is that the school failure is result of a pattern of institutional bad faith with reach the major part of our public schools of basic education. The precarious work of the education system, historically relegate to the more poor population who, majority, don’t have the dispositions sufficient to a satisfactory school performance, produce symbolic violence acts toward the students, blame then to the school failure that it contribute to create.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação de mestrado propõe uma reconstrução teórica do fracasso escolar brasileiro. O principal objetivo é tentar reconstruir sociologicamente, de forma ainda muito preliminar, as principais causas deste fracasso e suas conseqüências para a manutenção da desigualdade social. O argumento central é que o fracasso escolar seria fruto de um padrão de má-fé institucional que atinge a maior parte de nossas escolas públicas de ensino básico. O funcionamento precário do sistema de ensino, relegado historicamente às populações mais pobres que, em sua maioria, não possuem as disposições suficientes para o bom desempenho escolar, acaba por gerar práticas de violência simbólica em direção aos alunos, responsabilizando-os pelo fracasso escolar que ela própria contribui para produzir.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectMá-fé institucionalpt_BR
dc.subjectClassept_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectSchool failurept_BR
dc.subjectInstitutional bad faithpt_BR
dc.subjectClasspt_BR
dc.subjectSocial inequalitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA má-fé institucional na re-produção do fracasso escolar no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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