Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2776
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lorenarodriguestavaresdefreitas.pdf414.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: A má-fé institucional na re-produção do fracasso escolar no Brasil
Autor(es): Freitas, Lorena Rodrigues Tavares de
Primeiro Orientador: Souza, Jessé José Freire de
Membro da banca: Barboza Filho, Rubem
Membro da banca: Azevedo, Sérgio de
Resumo: Essa dissertação de mestrado propõe uma reconstrução teórica do fracasso escolar brasileiro. O principal objetivo é tentar reconstruir sociologicamente, de forma ainda muito preliminar, as principais causas deste fracasso e suas conseqüências para a manutenção da desigualdade social. O argumento central é que o fracasso escolar seria fruto de um padrão de má-fé institucional que atinge a maior parte de nossas escolas públicas de ensino básico. O funcionamento precário do sistema de ensino, relegado historicamente às populações mais pobres que, em sua maioria, não possuem as disposições suficientes para o bom desempenho escolar, acaba por gerar práticas de violência simbólica em direção aos alunos, responsabilizando-os pelo fracasso escolar que ela própria contribui para produzir.
Abstract: This master’s work proposes a theoretical rebuilding of Brazilian school failure. The main goal is to try a sociological reconstruction, in a still very preliminary manner, of the main causes of this school failure and his consequences to the social inequality maintenance. The main argument is that the school failure is result of a pattern of institutional bad faith with reach the major part of our public schools of basic education. The precarious work of the education system, historically relegate to the more poor population who, majority, don’t have the dispositions sufficient to a satisfactory school performance, produce symbolic violence acts toward the students, blame then to the school failure that it contribute to create.
Palavras-chave: Fracasso escolar
Má-fé institucional
Classe
Desigualdade social
School failure
Institutional bad faith
Class
Social inequality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2776
Data do documento: 16-Fev-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.