Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2713
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
julianaceliadossantos.pdf622.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em pedagogia : quais são suas ressonâncias entre coordenadores e ex-coordenadores das IFES mineiras?
Autor(es): Santos, Juliana Célia dos
Primeiro Orientador: Rodrigues, Rubens Luiz
Co-orientador: Calderano, Maria da Assunção
Membro da banca: Martins, André Silva
Membro da banca: Silva, Marcelo Soares Pereira da
Resumo: Esta dissertação possui como finalidade analisar o Curso de Pedagogia e a influência das Diretrizes Curriculares Nacionais no que tange à sua definição, à formação do pedagogo e à atuação deste profissional. Para isto, esta pesquisa utilizou como principais instrumentos metodológicos a análise de documentos oficiais e das considerações e propostas apresentadas pelas entidades educacionais; as diretrizes curriculares aprovadas em 2006; os apreços feitos por educadores referentes ao documento final aprovado; além da análise das entrevistas realizadas com seis professores (atuais coordenadores e ex-coordenadores) atuantes nos Cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de São João Del Rey e Universidade Federal de Uberlândia.
Abstract: This thesis aims to analyze the Pedagogy Course and the influence of the National Curriculum Guidelines in its definition, teacher’s training and performance of this professional. For this, this research used as main methodological tools: the analysis of official documents and considerations and proposals presented by educational entities; the curriculum guidelines approved in 2006, the appreciation made by educators regarding the final document adopted, and the analysis of interviews done with six teachers (former and current coordinators) in activity on Education Courses of Federal University of Minas Gerais, Federal University of Viçosa, Federal University of São João Del Rey and Federal University of Uberlândia.
Palavras-chave: Curso de pedagogia
Diretrizes curriculares
Formação de professores
Pedagogy courses
Curricular guidelines
Teacher’s training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2713
Data do documento: 9-Abr-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.