https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2713
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
julianaceliadossantos.pdf | 622.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Rubens Luiz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798779E9 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Calderano, Maria da Assunção | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700993A2 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martins, André Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Marcelo Soares Pereira da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721866Z8 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Juliana Célia dos | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744725J1 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-04T16:19:33Z | - |
dc.date.available | 2016-09-16 | - |
dc.date.available | 2016-10-04T16:19:33Z | - |
dc.date.issued | 2010-04-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2713 | - |
dc.description.abstract | This thesis aims to analyze the Pedagogy Course and the influence of the National Curriculum Guidelines in its definition, teacher’s training and performance of this professional. For this, this research used as main methodological tools: the analysis of official documents and considerations and proposals presented by educational entities; the curriculum guidelines approved in 2006, the appreciation made by educators regarding the final document adopted, and the analysis of interviews done with six teachers (former and current coordinators) in activity on Education Courses of Federal University of Minas Gerais, Federal University of Viçosa, Federal University of São João Del Rey and Federal University of Uberlândia. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação possui como finalidade analisar o Curso de Pedagogia e a influência das Diretrizes Curriculares Nacionais no que tange à sua definição, à formação do pedagogo e à atuação deste profissional. Para isto, esta pesquisa utilizou como principais instrumentos metodológicos a análise de documentos oficiais e das considerações e propostas apresentadas pelas entidades educacionais; as diretrizes curriculares aprovadas em 2006; os apreços feitos por educadores referentes ao documento final aprovado; além da análise das entrevistas realizadas com seis professores (atuais coordenadores e ex-coordenadores) atuantes nos Cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de São João Del Rey e Universidade Federal de Uberlândia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Curso de pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes curriculares | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy courses | pt_BR |
dc.subject | Curricular guidelines | pt_BR |
dc.subject | Teacher’s training | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em pedagogia : quais são suas ressonâncias entre coordenadores e ex-coordenadores das IFES mineiras? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.