Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2713
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
julianaceliadossantos.pdf622.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em pedagogia : quais são suas ressonâncias entre coordenadores e ex-coordenadores das IFES mineiras?
Author: Santos, Juliana Célia dos
First Advisor: Rodrigues, Rubens Luiz
Co-Advisor: Calderano, Maria da Assunção
Referee Member: Martins, André Silva
Referee Member: Silva, Marcelo Soares Pereira da
Resumo: Esta dissertação possui como finalidade analisar o Curso de Pedagogia e a influência das Diretrizes Curriculares Nacionais no que tange à sua definição, à formação do pedagogo e à atuação deste profissional. Para isto, esta pesquisa utilizou como principais instrumentos metodológicos a análise de documentos oficiais e das considerações e propostas apresentadas pelas entidades educacionais; as diretrizes curriculares aprovadas em 2006; os apreços feitos por educadores referentes ao documento final aprovado; além da análise das entrevistas realizadas com seis professores (atuais coordenadores e ex-coordenadores) atuantes nos Cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de São João Del Rey e Universidade Federal de Uberlândia.
Abstract: This thesis aims to analyze the Pedagogy Course and the influence of the National Curriculum Guidelines in its definition, teacher’s training and performance of this professional. For this, this research used as main methodological tools: the analysis of official documents and considerations and proposals presented by educational entities; the curriculum guidelines approved in 2006, the appreciation made by educators regarding the final document adopted, and the analysis of interviews done with six teachers (former and current coordinators) in activity on Education Courses of Federal University of Minas Gerais, Federal University of Viçosa, Federal University of São João Del Rey and Federal University of Uberlândia.
Keywords: Curso de pedagogia
Diretrizes curriculares
Formação de professores
Pedagogy courses
Curricular guidelines
Teacher’s training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2713
Issue Date: 9-Apr-2010
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.