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Tipo: Dissertação
Título: Da argila ao vaso: sexualidades e surdez no espaço escolar - atravessamentos discursivos e a construção da diversidade
Autor(es): Pedrosa, Marilda de Paula
Primeiro Orientador: Ferrari, Anderson
Membro da banca: Klein, Madalena
Membro da banca: Marques, Luciana Pacheco
Membro da banca: Lopes, Maura Corcini
Membro da banca: Miranda, Sonia Regina
Resumo: Utilizando a metáfora da argila e tendo como foco os atravessamentos dos discursos em torno da surdez e da sexualidade, sua relação com a produção do discurso da diversidade entre os professores e professoras de uma escola municipal de Juiz de Fora, procuro mostrar algumas etapas do processo de modelagem e construção dos sujeitos ao longo da Modernidade, produzindo, assim, o meu referencial teórico-metodológico, que norteará minhas análises e olhar em torno dos referidos discursos. Entre as etapas de produção desta pesquisa, massa bruta em minhas mãos, trago como recurso à problematização de algumas falas sobre a surdez e as sexualidades, a construção das identidades, o papel da escola e dos(as) professores(as) neste processo de fabricação dos sujeitos e (re)produção de discursos. Tudo isso tendo como inspiração principal os estudos pós-estruturalistas e as teorizações do filósofo Michel Foucault, que me possibilitaram, e ainda possibilitam, novos questionamentos em torno desta temática, sem o objetivo de apresentar respostas ou conclusões definitivas. A principal questão de investigação deste projeto é “Como os discursos sobre as sexualidades atravessam os discursos sobre surdez no espaço escolar e contribuem para a produção do discurso da diversidade?” Assim, partindo das análises dos discursos, agregados às falas, dos(as) professores(as) no espaço escolar, acredito poder contribuir para problematizações que já vêm sendo feitas em relação a produção dos discursos em torno da diversidade.
Abstract: Using the metaphor of clay and focusing on the crossings of speeches around the deafness and sexuality and its relationship with the production of the discourse of diversity among teachers from a municipal school in Juiz de Fora, I show some stages of the process Modeling and construction of the subject throughout modernity, producing my theoretical and methodological framework that will guide my analysis and look around those speeches. Among the production stages of this research, also gross weight in my hands, I bring as a resort to questioning in a few lines about deafness and sexualities, the construction of identities, the role of school and teachers in this process manufacturing of the subjects and (re)production of discourses. All of this taking as inspiration the main post-structuralist and the theories of philosopher Michel Foucault, which enabled me, and still allows, new questions on this theme, with no intention of presenting definitive answers or conclusions. The main research question of this project is "How the discourse about sexuality across the discourses on deafness in school and contribute to the production of the discourse of diversity?" Thus, based on the analysis of discourses, aggregated to the speeches, of teachers in school, I can contribute to problematizations already being made in relation to production of the speeches about diversity.
Palavras-chave: Surdez
Sexualidade
Discursos
Identidade
Diferença
Pós-estruturalismo
Deafness
Sexuality
Speeches
Identity
Difference
Post-structuralism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2687
Data do documento: 30-Abr-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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