Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2687
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marildadepaulapedrosa.pdf783.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferrari, Anderson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758980A6pt_BR
dc.contributor.referee1Klein, Madalena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770761D2pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Luciana Pacheco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727347P8pt_BR
dc.contributor.referee3Lopes, Maura Corcini-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770064T0pt_BR
dc.contributor.referee4Miranda, Sonia Regina-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700208T6pt_BR
dc.creatorPedrosa, Marilda de Paula-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4488202A3pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-04T15:32:24Z-
dc.date.available2016-09-16-
dc.date.available2016-10-04T15:32:24Z-
dc.date.issued2010-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2687-
dc.description.abstractUsing the metaphor of clay and focusing on the crossings of speeches around the deafness and sexuality and its relationship with the production of the discourse of diversity among teachers from a municipal school in Juiz de Fora, I show some stages of the process Modeling and construction of the subject throughout modernity, producing my theoretical and methodological framework that will guide my analysis and look around those speeches. Among the production stages of this research, also gross weight in my hands, I bring as a resort to questioning in a few lines about deafness and sexualities, the construction of identities, the role of school and teachers in this process manufacturing of the subjects and (re)production of discourses. All of this taking as inspiration the main post-structuralist and the theories of philosopher Michel Foucault, which enabled me, and still allows, new questions on this theme, with no intention of presenting definitive answers or conclusions. The main research question of this project is "How the discourse about sexuality across the discourses on deafness in school and contribute to the production of the discourse of diversity?" Thus, based on the analysis of discourses, aggregated to the speeches, of teachers in school, I can contribute to problematizations already being made in relation to production of the speeches about diversity.pt_BR
dc.description.resumoUtilizando a metáfora da argila e tendo como foco os atravessamentos dos discursos em torno da surdez e da sexualidade, sua relação com a produção do discurso da diversidade entre os professores e professoras de uma escola municipal de Juiz de Fora, procuro mostrar algumas etapas do processo de modelagem e construção dos sujeitos ao longo da Modernidade, produzindo, assim, o meu referencial teórico-metodológico, que norteará minhas análises e olhar em torno dos referidos discursos. Entre as etapas de produção desta pesquisa, massa bruta em minhas mãos, trago como recurso à problematização de algumas falas sobre a surdez e as sexualidades, a construção das identidades, o papel da escola e dos(as) professores(as) neste processo de fabricação dos sujeitos e (re)produção de discursos. Tudo isso tendo como inspiração principal os estudos pós-estruturalistas e as teorizações do filósofo Michel Foucault, que me possibilitaram, e ainda possibilitam, novos questionamentos em torno desta temática, sem o objetivo de apresentar respostas ou conclusões definitivas. A principal questão de investigação deste projeto é “Como os discursos sobre as sexualidades atravessam os discursos sobre surdez no espaço escolar e contribuem para a produção do discurso da diversidade?” Assim, partindo das análises dos discursos, agregados às falas, dos(as) professores(as) no espaço escolar, acredito poder contribuir para problematizações que já vêm sendo feitas em relação a produção dos discursos em torno da diversidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectDiscursospt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectDiferençapt_BR
dc.subjectPós-estruturalismopt_BR
dc.subjectDeafnesspt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectSpeechespt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectDifferencept_BR
dc.subjectPost-structuralismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDa argila ao vaso: sexualidades e surdez no espaço escolar - atravessamentos discursivos e a construção da diversidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.