Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2670
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
marianacalifenobrega.pdf775.6 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Ensino médio: porque tantos jovens não o concluem?
Autor(es): Nóbrega, Mariana Calife
Orientador: Magrone, Eduardo
Co-orientador: Soares, Tufi Machado
Miembros Examinadores: Fontanive, Nilma Santos
Resumo: A evasão e abandono dos alunos nos diferentes níveis de aprendizagem é tema recorrente de discussões acerca da eficácia da educação pública no Brasil. Este trabalho propõe um estudo sobre o abandono escolar no Ensino Médio. Para tanto, o primeiro capítulo versará sobre o Ensino Médio em si e sua situação no campo legislativo. O segundo capítulo apresentará uma revisão de bibliografia do tema abandono escolar expondo as principais linhas de pesquisa e destacando os fatores diagnosticados como relevantes para saída desses jovens do sistema de ensino – com mais de nove anos de escolaridade – sem o diploma do ensino médio. No que tange à análise de dados, o terceiro capítulo pretende apresentar a pesquisa desenvolvida no ano de 2009, a metodologia utilizada, as análises de dados, equações, modelos e, ainda, as tabelas e gráficos. Por último, o capítulo final apresentará as conclusões às quais esta pesquisa foi capaz de encontrar por meio da metodologia utilizada.
Resumen : This research proposes a study about the abandon on High Schools. This evasion and abandon of students in the different degrees of learning is constant theme on discussions about the efficacy of public education in Brazil. The first chapter will talk about High School itself and its situation in the legislative camp. The second one will show a bibliographic revision about this problem exposing the main lines of the research and pointing the main factors responsible for abandon of this students from the learning system – with more then nine years in school – without High School’s certification. In the third chapter tends to show the research made in the year of 2009, the methodology used, the data analyses, equations, models and even schedules and graphics. In the last chapter will show the conclusions about what this research was able to find by the methodology used.
Palabras clave : Abandono escolar
Eficácia
Ensino médio
Análise de dados
School abandon
Efficacy
High school
Data analyses
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2670
Fecha de publicación : 29-jun-2011
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.