Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2670
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marianacalifenobrega.pdf775.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728287E0pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Soares, Tufi Machado-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721718E0pt_BR
dc.contributor.referee1Fontanive, Nilma Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792628E4pt_BR
dc.creatorNóbrega, Mariana Calife-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757015H0pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-04T13:10:50Z-
dc.date.available2016-09-14-
dc.date.available2016-10-04T13:10:50Z-
dc.date.issued2011-06-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2670-
dc.description.abstractThis research proposes a study about the abandon on High Schools. This evasion and abandon of students in the different degrees of learning is constant theme on discussions about the efficacy of public education in Brazil. The first chapter will talk about High School itself and its situation in the legislative camp. The second one will show a bibliographic revision about this problem exposing the main lines of the research and pointing the main factors responsible for abandon of this students from the learning system – with more then nine years in school – without High School’s certification. In the third chapter tends to show the research made in the year of 2009, the methodology used, the data analyses, equations, models and even schedules and graphics. In the last chapter will show the conclusions about what this research was able to find by the methodology used.pt_BR
dc.description.resumoA evasão e abandono dos alunos nos diferentes níveis de aprendizagem é tema recorrente de discussões acerca da eficácia da educação pública no Brasil. Este trabalho propõe um estudo sobre o abandono escolar no Ensino Médio. Para tanto, o primeiro capítulo versará sobre o Ensino Médio em si e sua situação no campo legislativo. O segundo capítulo apresentará uma revisão de bibliografia do tema abandono escolar expondo as principais linhas de pesquisa e destacando os fatores diagnosticados como relevantes para saída desses jovens do sistema de ensino – com mais de nove anos de escolaridade – sem o diploma do ensino médio. No que tange à análise de dados, o terceiro capítulo pretende apresentar a pesquisa desenvolvida no ano de 2009, a metodologia utilizada, as análises de dados, equações, modelos e, ainda, as tabelas e gráficos. Por último, o capítulo final apresentará as conclusões às quais esta pesquisa foi capaz de encontrar por meio da metodologia utilizada.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbandono escolarpt_BR
dc.subjectEficáciapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.subjectSchool abandonpt_BR
dc.subjectEfficacypt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectData analysespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEnsino médio: porque tantos jovens não o concluem?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.