Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2670
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marianacalifenobrega.pdf775.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Ensino médio: porque tantos jovens não o concluem?
Author: Nóbrega, Mariana Calife
First Advisor: Magrone, Eduardo
Co-Advisor: Soares, Tufi Machado
Referee Member: Fontanive, Nilma Santos
Resumo: A evasão e abandono dos alunos nos diferentes níveis de aprendizagem é tema recorrente de discussões acerca da eficácia da educação pública no Brasil. Este trabalho propõe um estudo sobre o abandono escolar no Ensino Médio. Para tanto, o primeiro capítulo versará sobre o Ensino Médio em si e sua situação no campo legislativo. O segundo capítulo apresentará uma revisão de bibliografia do tema abandono escolar expondo as principais linhas de pesquisa e destacando os fatores diagnosticados como relevantes para saída desses jovens do sistema de ensino – com mais de nove anos de escolaridade – sem o diploma do ensino médio. No que tange à análise de dados, o terceiro capítulo pretende apresentar a pesquisa desenvolvida no ano de 2009, a metodologia utilizada, as análises de dados, equações, modelos e, ainda, as tabelas e gráficos. Por último, o capítulo final apresentará as conclusões às quais esta pesquisa foi capaz de encontrar por meio da metodologia utilizada.
Abstract: This research proposes a study about the abandon on High Schools. This evasion and abandon of students in the different degrees of learning is constant theme on discussions about the efficacy of public education in Brazil. The first chapter will talk about High School itself and its situation in the legislative camp. The second one will show a bibliographic revision about this problem exposing the main lines of the research and pointing the main factors responsible for abandon of this students from the learning system – with more then nine years in school – without High School’s certification. In the third chapter tends to show the research made in the year of 2009, the methodology used, the data analyses, equations, models and even schedules and graphics. In the last chapter will show the conclusions about what this research was able to find by the methodology used.
Keywords: Abandono escolar
Eficácia
Ensino médio
Análise de dados
School abandon
Efficacy
High school
Data analyses
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2670
Issue Date: 29-Jun-2011
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.