Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2660
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lucianotavarestorres.pdf543.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Ágora virtual: os blogs como espaço de argumentação e de reflexão filosófica no ensino fundamental
Author: Torres, Luciano Tavares
First Advisor: Lemgruber, Márcio Silveira
Co-Advisor: Freitas, Maria Teresa de Assunção
Referee Member: Anastacio, Maria Queiroga Amoroso
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo refletir acerca da importância do computador/internet e seus ambientes de relacionamento, em especial o blog, para o ensino-aprendizagem de filosofia em turmas dos 6º ao 9º anos do ensino fundamental. A investigação buscou compreender e analisar alguns argumentos de alunos do dito segmento, postados em espaços virtuais destinado à disciplina, utilizando como referencial teórico o estudo sobre as técnicas argumentativas realizado por Chäim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca.
Abstract: El presente trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre la importancia de la computadora/internet y sus ambientes de relación, en especial el blog, para la enseñanza-aprendizaje de la Filosofía de 6º a 9º grado de la primaria. La investigación busca comprender y analizar algunos de los argumentos de los alumnos de dicho segmento, posteados en espacios virtuales destinados a la disciplina, utilizando como referencial teórico el estudio sobre las técnicas argumentativas realizado por Chäim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca.
Keywords: Argumentação
Blog
Ensino de filosofia
Argumentación
Blogs
Enseñanza de filosofía
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2660
Issue Date: 8-Sep-2011
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.