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Tipo: Dissertação
Título: Organização da educação do campo no Acre: classes multisseriadas e a questão do acompanhamento pedagógico
Autor(es): Farias, Adriana de Araújo
Primeiro Orientador: Melo, Manuel Palácios da Cunha e
Membro da banca: Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva
Membro da banca: Barreiros, Débora Raquel Alves
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute o acompanhamento pedagógico das classes multisseriadas de escolas rurais da Coordenação do Ensino Rural da Secretaria Estadual de Educação do Acre (SEE/AC). Os objetivos definidos para este estudo foram: i) descrever a política de Educação do Campo no estado do Acre; ii) analisar o acompanhamento pedagógico realizado e iii) propor um Plano de Ação Educacional (PAE). Para tanto, utilizamos, como metodologia, a pesquisa qualitativa. Foi feito levantamento de informações em documentos oficiais do Ministério da Educação, artigos, livros, dissertações e na legislação específica sobre Educação do Campo, além de documentos da Coordenação do Ensino Rural da SEE/AC. Diante do estudo, concluiu-se que o Estado possui uma política para a Educação do Campo, mas a gestão do acompanhamento das classes multisseriadas é deficiente, pois não há um nivelamento/padrão deste, o que dificulta o monitoramento posterior. Frente a isso, o PAE apresentado diz respeito a uma proposta de projeto de acompanhamento pedagógico das classes multisseriadas, que tem como base o modelo desenvolvido pelo Joint Committee on Standards for Education Evaluations (JCSEE).
Abstract: This work was developed under the Professional Master in Management and Education Assessment (PPGP) of the Center for Public Policy and Federal University of Education Evaluation of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The case management study discusses the pedagogical monitoring of multigrade classes in rural schools of Rural Education Coordinating the State Secretary of Acre Education (SEE / AC). The goals set for this study were: 1) to describe the field of education policy in the state of Acre; 2) analyze the accomplished teaching support and; 3) propose an Educational Action Plan (SAP). As for the methodology, there was bibliographical research based on official documents of the Ministry of Education, articles, books, dissertations and specific legislation on Rural Education, and Rural Education Coordination of documents SEE / AC. Before the study, it was concluded that the State has a policy for the Rural Education, but the management of monitoring multi-year classes is poor, as there is no leveling / pattern of this, making it difficult to further monitoring. Faced with this, the PAE presented concerns a proposal pedagogical monitoring project of multigrade classes that is based on the model developed by the Joint Committee on Standards for Education Evaluations (JCSEE).
Palavras-chave: Educação do campo
Classes multisseriadas
Gestão
Acompanhamento pedagógico
Rural education
Multiseriated classes
Management
Pedagogical monitoring
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2578
Data do documento: 27-Jan-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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