Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2395
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carolinasertapassos.pdf1.5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de talentos: um panorama nacional e internacional
Autor(es): Passos, Carolina Sertã
Primeiro Orientador: Barbosa, Altemir José Gonçalves
Membro da banca: Fleith, Denise de Souza
Membro da banca: Silva, Nara Liana Pereira
Resumo: Diversas alternativas educacionais têm sido propostas para desenvolver talentos de estudantes. Devido a essa diversidade e à importância do desenvolvimento de talentos, três estudos foram realizados para analisar as estratégias educacionais adotadas no Brasil e em outros países para promovê-los. Dois deles utilizaram fontes secundárias – artigos de revistas internacionais e anais dos eventos realizados pelo Conselho Brasileiro para Superdotação – para caracterizar a produção científica da área. O terceiro descreve os serviços de desenvolvimento de talentos adotados no Brasil, porém, recorreu a fontes primárias. Foram entrevistados 50 participantes – estudantes, educadores e gestores – de 17 serviços de atendimento para indivíduos com talentos (SAIT). Identificou-se uma maior variedade de estratégias de desenvolvimento de talentos no contexto internacional, que são, muitas vezes, investigadas com delineamentos de pesquisa sofisticados. Essa área ainda está em consolidação no Brasil. As poucas pesquisas sobre essas estratégias são principalmente exploratórias e não abrangem toda a variedade adotada pelos SAIT. As limitações e as implicações dos estudos são consideradas na dissertação. Estudos adicionais são recomendados.
Abstract: Several educational alternatives have been proposed to develop students’ talents. Because of this diversity and the importance of talent development, three studies were performed to analyze the educational strategies adopted in Brazil and other countries to promote them. Two of them used secondary sources - articles published in international journals and proceedings of the events organized by the Brazilian Council for Giftedness - to characterize the scientific production in the area. The third describes programs of talent development adopted in Brazil, but used primary sources. Fifth participants – students, teachers and coordinators – from 17 development programs for students with talents (DPST) were interviewed. A greater variety of talent development strategies were identified in the international context, which are usually investigated with sophisticated research designs. This area is still in consolidation in Brazil. The few research about these strategies used are mainly exploratory and do not cover all the variety adopted by DPSI. The limitations and implications of the studies are considered in the dissertation. Additional studies are recommended.
Palavras-chave: Superdotação
Talento
Desenvolvimento
Educação
Giftedness
Talent
Development
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2395
Data do documento: 21-Fev-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.