Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2190
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ericaalvesbarbosamedeirostavares.pdf1.3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Olhares e vozes de tutores sobre o ser tutor
Autor(es): Tavares, Erica Alves Barbosa Medeiros
Orientador: Bruno, Adriana Rocha
Miembros Examinadores: Lemgruber, Márcio Silveira
Miembros Examinadores: Santos, Edméa Oliveira dos
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo compreender, a partir do olhar do tutor a distância do curso de Pedagogia a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil, da Universidade Federal de Juiz de Fora, o sentido de ser tutor e o significado da tutoria para estes sujeitos. Buscou-se compreender a) a ação destes sujeitos e seu olhar sobre a tutoria no curso, b) o papel da formação continuada oferecida aos tutores a distância para o desenvolvimento do seu trabalho, c) o trabalho do tutor com o professor da disciplina no referido curso, e d) a importância que o Espaço virtual de Formação de Tutores possui para a constituição de sua identidade, da docência online, dos processos mediativos e das redes de aprendizagem. A pesquisa qualitativa encontrou inspiração nos movimentos promovidos pelo contato com a teoria da multiplicidade, de Deleuze e Guattari, que, por sua fluidez, pluralidade e flexibilidade possibilitaram a potencialização dos olhares para as análises e interpretações desenvolvidas. O grupo focal foi o instrumento metodológico escolhido com o intuito não somente de realizar a construção de dados, mas de promover encontros potentes entre os sujeitos de pesquisa, favorecendo a construção coletiva do conhecimento e dos devires dos participantes. Os dados produziram três temas/’categorias’, a saber: (a) colaboração, (b) mediação e (c) tempo, todas relacionadas com a ação docente do tutor no curso. Diante da multiplicidade de ações e olhares e amparada pelo referencial teórico nos estudos de Bruno, Santos, Pesce, Levy, Tardif, dentre outros, os achados desta pesquisa desvelaram a necessidade de uma formação continuada específica para se pensar as questões da Educação online no tocante à colaboração, processos de mediação e temporalidade. A pesquisa evidenciou também que o tutor, neste curso, desenvolveu ações docentes e trouxe indicadores para o trabalho em rede deste profissional com seus pares. Por fim, os sujeitos desta pesquisa apresentam o “ser plural” como característica do ser tutor no curso, que se faz a partir do outro em sua singularidade e multiplicidade.
Resumen : From the perspective of the tutor from the Distance Learning Pedagogy Course of the Open University of Brazil, the present dissertation is aimed at analyzing the meaning of being a tutor and the role of tutorship for these individuals. We tried to understand a) the action of these individuals and their view on tutorship, b) the role of continued formation for tutors in carrying out their work, c) the tutor´s work in relation to the teacher and d) the importance of the “Espaço Virtual de Formação de Tutores” (A Virtual Tutor Formation Environment) for the construction of its very identity as well as of online teaching, mediation processes and learning networks. The qualitative research was based on the multiplicity theory which, due to its flow, plurality and flexibility, allowed for multiplying the views on the analyses and interpretations carried out. The focus group was chosen in order not only to collect the data, but also to promote potential meetings among the subjects of the study, making way for the collective knowledge construction and the emergence of existing participants. The data produced three themes or categories, namely a) collaboration, b) mediation and c) time, all of these related to the teaching role of the tutor. In the face of these multiple actions and views, the findings of this research have shown the need for a specific continued formation process so as to consider issues of online teaching in regard to collaboration, mediation processes and temporality. The study also showed that the tutor does develop a teaching role and brought evidence of network articulation with colleagues. Finally, the subjects of this study present the “plural being” as a feature of being a tutor, which is achieved from the other self in its multiplicity and singularity.
Palabras clave : Tutor/tutoria online
Educação a distância
Docência online
Mediação
Universidade Aberta do Brasil
Tutor/online tutorship
Distance learning
Online teaching
Mediation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2190
Fecha de publicación : 2-jun-2011
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.