Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2190
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ericaalvesbarbosamedeirostavares.pdf1.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bruno, Adriana Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753894P2pt_BR
dc.contributor.referee1Lemgruber, Márcio Silveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792896Y4pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Edméa Oliveira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702974D8pt_BR
dc.creatorTavares, Erica Alves Barbosa Medeiros-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4217654P1pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-22T15:44:37Z-
dc.date.available2016-07-20-
dc.date.available2016-07-22T15:44:37Z-
dc.date.issued2011-06-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2190-
dc.description.abstractFrom the perspective of the tutor from the Distance Learning Pedagogy Course of the Open University of Brazil, the present dissertation is aimed at analyzing the meaning of being a tutor and the role of tutorship for these individuals. We tried to understand a) the action of these individuals and their view on tutorship, b) the role of continued formation for tutors in carrying out their work, c) the tutor´s work in relation to the teacher and d) the importance of the “Espaço Virtual de Formação de Tutores” (A Virtual Tutor Formation Environment) for the construction of its very identity as well as of online teaching, mediation processes and learning networks. The qualitative research was based on the multiplicity theory which, due to its flow, plurality and flexibility, allowed for multiplying the views on the analyses and interpretations carried out. The focus group was chosen in order not only to collect the data, but also to promote potential meetings among the subjects of the study, making way for the collective knowledge construction and the emergence of existing participants. The data produced three themes or categories, namely a) collaboration, b) mediation and c) time, all of these related to the teaching role of the tutor. In the face of these multiple actions and views, the findings of this research have shown the need for a specific continued formation process so as to consider issues of online teaching in regard to collaboration, mediation processes and temporality. The study also showed that the tutor does develop a teaching role and brought evidence of network articulation with colleagues. Finally, the subjects of this study present the “plural being” as a feature of being a tutor, which is achieved from the other self in its multiplicity and singularity.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem por objetivo compreender, a partir do olhar do tutor a distância do curso de Pedagogia a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil, da Universidade Federal de Juiz de Fora, o sentido de ser tutor e o significado da tutoria para estes sujeitos. Buscou-se compreender a) a ação destes sujeitos e seu olhar sobre a tutoria no curso, b) o papel da formação continuada oferecida aos tutores a distância para o desenvolvimento do seu trabalho, c) o trabalho do tutor com o professor da disciplina no referido curso, e d) a importância que o Espaço virtual de Formação de Tutores possui para a constituição de sua identidade, da docência online, dos processos mediativos e das redes de aprendizagem. A pesquisa qualitativa encontrou inspiração nos movimentos promovidos pelo contato com a teoria da multiplicidade, de Deleuze e Guattari, que, por sua fluidez, pluralidade e flexibilidade possibilitaram a potencialização dos olhares para as análises e interpretações desenvolvidas. O grupo focal foi o instrumento metodológico escolhido com o intuito não somente de realizar a construção de dados, mas de promover encontros potentes entre os sujeitos de pesquisa, favorecendo a construção coletiva do conhecimento e dos devires dos participantes. Os dados produziram três temas/’categorias’, a saber: (a) colaboração, (b) mediação e (c) tempo, todas relacionadas com a ação docente do tutor no curso. Diante da multiplicidade de ações e olhares e amparada pelo referencial teórico nos estudos de Bruno, Santos, Pesce, Levy, Tardif, dentre outros, os achados desta pesquisa desvelaram a necessidade de uma formação continuada específica para se pensar as questões da Educação online no tocante à colaboração, processos de mediação e temporalidade. A pesquisa evidenciou também que o tutor, neste curso, desenvolveu ações docentes e trouxe indicadores para o trabalho em rede deste profissional com seus pares. Por fim, os sujeitos desta pesquisa apresentam o “ser plural” como característica do ser tutor no curso, que se faz a partir do outro em sua singularidade e multiplicidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTutor/tutoria onlinept_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectDocência onlinept_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectUniversidade Aberta do Brasilpt_BR
dc.subjectTutor/online tutorshippt_BR
dc.subjectDistance learningpt_BR
dc.subjectOnline teachingpt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOlhares e vozes de tutores sobre o ser tutorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.