Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2058
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
jhonatanalvespereiramata.pdf2.12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Um telejornal pra chamar de seu: identidade, representação e inserção popular no telejornalismo local
Autor(es): Mata, Jhonatan Alves Pereira
Orientador: Coutinho, Iluska Maria da Silva
Miembros Examinadores: Costa, Cristiane Finger
Miembros Examinadores: Musse, Christina Ferraz
Resumo: A dissertação teve como proposta analisar de que maneira(s) os telejornais locais com sede em Juiz de Fora - Jornal da Alterosa Edição Regional, Jornal da TVE e MGTV 2ª Edição, - tentam estabelecer relações de vínculo e pertencimentos com seu público por meio dos discursos que veiculam em suas produções. Interessa-nos perceber como estes telejornais, ao utilizarem-se da representação popular- inserindo a população como “personagem” das matérias constroem uma identidade local para garantir a adesão do telespectador e convertê-lo em audiência. O estudo utilizou-se do conceito contemporâneo de identidade, vislumbrado a partir de suas crises e hibridações e em leitura baseada nos Estudos Culturais. Como referencial teórico, trazemos as contribuições dos estudos sobre telejornalismo, identidade local, imaginário urbano e construção de personagens. A metodologia se alicerça na utilização da análise textual da televisão - que toma como parâmetro ferramentas da análise de discurso e de conteúdo - de cinco edições de cada um dos três telejornais locais objeto do estudo empírico; o recorte temporal estabelecido foi de 03 a 07 de maio de 2010. A análise do produto midiático foi associada a técnicas de coleta de dados com profissionais envolvidos na realização dos três programas.
Resumen : The dissertation proposed to analyze in what way (s) the local TV news based in Juiz de Fora - Journal of Alterosa Edition Regional, Journal of TVE and MGTV 2nd Edition - try to establish bonds and affiliations with their audience through discourses that are presenting in their productions. We are interested in to see how these news shows, is the use of popular representation-entering the population as "character" of materials and through interactive channels (such as telephone and internet), build a local identity to ensure adherence to the viewer and convert him an audience. The study made use of the contemporary concept of identity, glimpsed from their crises and reading based on hybridizing and Cultural Studies. The theoretical contributions bring studies of television journalism, local identity, and construction of urban imaginary characters. The methodology is founded on the use of textual analysis of television - which takes as a parameter of speech analysis tools and content - of five editions of each of the three local TV news object of empirical study, the temporal cut was set at 03 to 07 May 2010. The analysis of the media product has been linked to techniques of data collection with professionals involved in implementing the three programs.
Palabras clave : Comunicação
Identidade
Telejornalismo local
Representação popular
Communication
Identity
Local TV journalism
Popular representation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2058
Fecha de publicación : 21-feb-2011
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.