Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1973
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luciodefranciscisdosreispiedadefilho.pdf4.28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Impermanência entusiasta: transmutações do modelo romeriano de horror
Autor(es): Piedade Filho, Lúcio de Franciscis dos Reis
Primeiro Orientador: Suppia, Alfredo Luiz Paes de Oliveira
Membro da banca: Silveira Junior, Potiguara Mendes da
Membro da banca: Cánepa, Laura Loguercio
Resumo: Primeiramente, pretendemos analisar o filme A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead, 1968), de George A. Romero, observando o contexto histórico de sua produção, conectando-o ao espírito do tempo da era atômica e aos movimentos contraculturais de fins dos anos de 1960. Em seguida, realizaremos um estudo minucioso acerca do modelo romeriano de horror – a representação moderna do zombie e suas nuances. Por fim, identificaremos a permanência deste modelo na atualidade e as transmutações que vem sofrendo nas novas mídias, na esteira do desenvolvimento científico e tecnológico. Consideraremos, ainda, a perspectiva de retorno do gótico no fim do milênio e o subsequente período de crise política e econômica da primeira década do século XXI, marcado pelo surgimento de novos movimentos contraculturais de propagação viral. Dentro desse contexto, o zombie parece retornar, uma vez mais, enquanto representação das classes oprimidas na era do capitalismo “pós-industrial”.
Abstract: Firstly, we intend to analyze George A. Romero’s Night of the Living Dead (1968) aiming at the historical context of the film, connecting it to the atomic age’s spirit of the time and the countercultural movements of the late 1960’s. Secondly, we will conduct a detailed study on the Romerian’s model of horror – the modern representation of the zombie and its nuances. Finally, we will identify the permanence of this model nowadays and the transmutations that undergoes in new media, following the scientific and technological development. We will also consider the return of the Gothic style at the end of the millennium and the subsequent period of political and economic crisis at 21st century’s first decade, characterized by the emergence of new countercultural movements of viral propagation. Inside this context, the zombie returns once more, as a representation of the oppressed classes, at the post-industrial capitalism era.
Palavras-chave: George Romero
A noite dos mortos-vivos
Cinema de horror
Contracultura
George Romero
Night of the Living Dead
Cinema de horror
Counterculture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1973
Data do documento: 28-Mar-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.