https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1973
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
luciodefranciscisdosreispiedadefilho.pdf | 4.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Impermanência entusiasta: transmutações do modelo romeriano de horror |
Autor(es): | Piedade Filho, Lúcio de Franciscis dos Reis |
Orientador: | Suppia, Alfredo Luiz Paes de Oliveira |
Miembros Examinadores: | Silveira Junior, Potiguara Mendes da |
Miembros Examinadores: | Cánepa, Laura Loguercio |
Resumo: | Primeiramente, pretendemos analisar o filme A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead, 1968), de George A. Romero, observando o contexto histórico de sua produção, conectando-o ao espírito do tempo da era atômica e aos movimentos contraculturais de fins dos anos de 1960. Em seguida, realizaremos um estudo minucioso acerca do modelo romeriano de horror – a representação moderna do zombie e suas nuances. Por fim, identificaremos a permanência deste modelo na atualidade e as transmutações que vem sofrendo nas novas mídias, na esteira do desenvolvimento científico e tecnológico. Consideraremos, ainda, a perspectiva de retorno do gótico no fim do milênio e o subsequente período de crise política e econômica da primeira década do século XXI, marcado pelo surgimento de novos movimentos contraculturais de propagação viral. Dentro desse contexto, o zombie parece retornar, uma vez mais, enquanto representação das classes oprimidas na era do capitalismo “pós-industrial”. |
Resumen : | Firstly, we intend to analyze George A. Romero’s Night of the Living Dead (1968) aiming at the historical context of the film, connecting it to the atomic age’s spirit of the time and the countercultural movements of the late 1960’s. Secondly, we will conduct a detailed study on the Romerian’s model of horror – the modern representation of the zombie and its nuances. Finally, we will identify the permanence of this model nowadays and the transmutations that undergoes in new media, following the scientific and technological development. We will also consider the return of the Gothic style at the end of the millennium and the subsequent period of political and economic crisis at 21st century’s first decade, characterized by the emergence of new countercultural movements of viral propagation. Inside this context, the zombie returns once more, as a representation of the oppressed classes, at the post-industrial capitalism era. |
Palabras clave : | George Romero A noite dos mortos-vivos Cinema de horror Contracultura George Romero Night of the Living Dead Cinema de horror Counterculture |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1973 |
Fecha de publicación : | 28-mar-2012 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Comunicação (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.