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dc.contributor.advisor1Suppia, Alfredo Luiz Paes de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772138J6pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira Junior, Potiguara Mendes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707079E5pt_BR
dc.contributor.referee2Cánepa, Laura Loguercio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777545P1pt_BR
dc.creatorPiedade Filho, Lúcio de Franciscis dos Reis-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4488926E2pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T16:19:40Z-
dc.date.available2016-05-23-
dc.date.available2016-07-13T16:19:40Z-
dc.date.issued2012-03-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1973-
dc.description.abstractFirstly, we intend to analyze George A. Romero’s Night of the Living Dead (1968) aiming at the historical context of the film, connecting it to the atomic age’s spirit of the time and the countercultural movements of the late 1960’s. Secondly, we will conduct a detailed study on the Romerian’s model of horror – the modern representation of the zombie and its nuances. Finally, we will identify the permanence of this model nowadays and the transmutations that undergoes in new media, following the scientific and technological development. We will also consider the return of the Gothic style at the end of the millennium and the subsequent period of political and economic crisis at 21st century’s first decade, characterized by the emergence of new countercultural movements of viral propagation. Inside this context, the zombie returns once more, as a representation of the oppressed classes, at the post-industrial capitalism era.pt_BR
dc.description.resumoPrimeiramente, pretendemos analisar o filme A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead, 1968), de George A. Romero, observando o contexto histórico de sua produção, conectando-o ao espírito do tempo da era atômica e aos movimentos contraculturais de fins dos anos de 1960. Em seguida, realizaremos um estudo minucioso acerca do modelo romeriano de horror – a representação moderna do zombie e suas nuances. Por fim, identificaremos a permanência deste modelo na atualidade e as transmutações que vem sofrendo nas novas mídias, na esteira do desenvolvimento científico e tecnológico. Consideraremos, ainda, a perspectiva de retorno do gótico no fim do milênio e o subsequente período de crise política e econômica da primeira década do século XXI, marcado pelo surgimento de novos movimentos contraculturais de propagação viral. Dentro desse contexto, o zombie parece retornar, uma vez mais, enquanto representação das classes oprimidas na era do capitalismo “pós-industrial”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeorge Romeropt_BR
dc.subjectA noite dos mortos-vivospt_BR
dc.subjectCinema de horrorpt_BR
dc.subjectContraculturapt_BR
dc.subjectGeorge Romeropt_BR
dc.subjectNight of the Living Deadpt_BR
dc.subjectCinema de horrorpt_BR
dc.subjectCounterculturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleImpermanência entusiasta: transmutações do modelo romeriano de horrorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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