https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1973
File | Description | Size | Format | |
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luciodefranciscisdosreispiedadefilho.pdf | 4.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Suppia, Alfredo Luiz Paes de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772138J6 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silveira Junior, Potiguara Mendes da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707079E5 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cánepa, Laura Loguercio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777545P1 | pt_BR |
dc.creator | Piedade Filho, Lúcio de Franciscis dos Reis | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4488926E2 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-07-13T16:19:40Z | - |
dc.date.available | 2016-05-23 | - |
dc.date.available | 2016-07-13T16:19:40Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1973 | - |
dc.description.abstract | Firstly, we intend to analyze George A. Romero’s Night of the Living Dead (1968) aiming at the historical context of the film, connecting it to the atomic age’s spirit of the time and the countercultural movements of the late 1960’s. Secondly, we will conduct a detailed study on the Romerian’s model of horror – the modern representation of the zombie and its nuances. Finally, we will identify the permanence of this model nowadays and the transmutations that undergoes in new media, following the scientific and technological development. We will also consider the return of the Gothic style at the end of the millennium and the subsequent period of political and economic crisis at 21st century’s first decade, characterized by the emergence of new countercultural movements of viral propagation. Inside this context, the zombie returns once more, as a representation of the oppressed classes, at the post-industrial capitalism era. | pt_BR |
dc.description.resumo | Primeiramente, pretendemos analisar o filme A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead, 1968), de George A. Romero, observando o contexto histórico de sua produção, conectando-o ao espírito do tempo da era atômica e aos movimentos contraculturais de fins dos anos de 1960. Em seguida, realizaremos um estudo minucioso acerca do modelo romeriano de horror – a representação moderna do zombie e suas nuances. Por fim, identificaremos a permanência deste modelo na atualidade e as transmutações que vem sofrendo nas novas mídias, na esteira do desenvolvimento científico e tecnológico. Consideraremos, ainda, a perspectiva de retorno do gótico no fim do milênio e o subsequente período de crise política e econômica da primeira década do século XXI, marcado pelo surgimento de novos movimentos contraculturais de propagação viral. Dentro desse contexto, o zombie parece retornar, uma vez mais, enquanto representação das classes oprimidas na era do capitalismo “pós-industrial”. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | George Romero | pt_BR |
dc.subject | A noite dos mortos-vivos | pt_BR |
dc.subject | Cinema de horror | pt_BR |
dc.subject | Contracultura | pt_BR |
dc.subject | George Romero | pt_BR |
dc.subject | Night of the Living Dead | pt_BR |
dc.subject | Cinema de horror | pt_BR |
dc.subject | Counterculture | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.title | Impermanência entusiasta: transmutações do modelo romeriano de horror | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Comunicação (Dissertações) |
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