https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18576
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mariaalicedecarvalhoteixeira.pdf | 936.24 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Atividades e materiais para crianças com transtorno do espectro autista |
Autor(es): | Almeida, Maria Alice de Carvalho Teixeira |
Primeiro Orientador: | Santiago, Mylene Cristina |
Membro da banca: | Santos, Núbia Aparecida Schaper |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo discutir, analisar e contribuir para a elaboração de atividades pedagógicas e materiais adaptados para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de compreender como o ambiente escolar deve estar preparado para receber todos os alunos de forma inclusiva. O interesse pelo tema surgiu a partir de uma experiência vivenciada e observada em sala de aula, despertando o interesse em aprofundar a pesquisa sobre as práticas inclusivas. Após a análise de conteúdos disponibilizados em uma página na web, tornou-se necessária uma busca por autores que fundamentassem a prática pedagógica, baseando-se em uma revisão bibliográfica, tendo como principais autores Montessori (1949), Zerbato e Mendes (2018) e Eugênio Cunha (2017), que fundamentaram suas escritas em práticas inclusivas e inovadoras. No contexto da acessibilidade, destaca-se o surgimento, na década de 90, um movimento criado por arquitetos que buscavam designs mais inclusivos, o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), que propõe que o planejamento foque na acessibilidade como ponto central. Os resultados indicam que as atividades precisam ser pensadas e construídas para motivar o educando a buscar novos conhecimentos e informações, entendendo os caminhos que podem ser seguidos para atender todas as demandas individuais e coletivas, usufruindo dos materiais pedagógicos que melhor atendam as necessidades. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Atividades adaptadas Transtorno do espectro autista Acessibilidade Materiais pedagógicos Desenho universal para a aprendizagem |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18576 |
Data do documento: | 6-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons