Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18576
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariaalicedecarvalhoteixeira.pdf936.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Atividades e materiais para crianças com transtorno do espectro autista
Author: Almeida, Maria Alice de Carvalho Teixeira
First Advisor: Santiago, Mylene Cristina
Referee Member: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir, analisar e contribuir para a elaboração de atividades pedagógicas e materiais adaptados para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de compreender como o ambiente escolar deve estar preparado para receber todos os alunos de forma inclusiva. O interesse pelo tema surgiu a partir de uma experiência vivenciada e observada em sala de aula, despertando o interesse em aprofundar a pesquisa sobre as práticas inclusivas. Após a análise de conteúdos disponibilizados em uma página na web, tornou-se necessária uma busca por autores que fundamentassem a prática pedagógica, baseando-se em uma revisão bibliográfica, tendo como principais autores Montessori (1949), Zerbato e Mendes (2018) e Eugênio Cunha (2017), que fundamentaram suas escritas em práticas inclusivas e inovadoras. No contexto da acessibilidade, destaca-se o surgimento, na década de 90, um movimento criado por arquitetos que buscavam designs mais inclusivos, o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), que propõe que o planejamento foque na acessibilidade como ponto central. Os resultados indicam que as atividades precisam ser pensadas e construídas para motivar o educando a buscar novos conhecimentos e informações, entendendo os caminhos que podem ser seguidos para atender todas as demandas individuais e coletivas, usufruindo dos materiais pedagógicos que melhor atendam as necessidades.
Abstract: -
Keywords: Atividades adaptadas
Transtorno do espectro autista
Acessibilidade
Materiais pedagógicos
Desenho universal para a aprendizagem
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18576
Issue Date: 6-Mar-2025
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons