Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18576
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariaalicedecarvalhoteixeira.pdf936.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Núbia Aparecida Schaper-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3157421070865791pt_BR
dc.creatorAlmeida, Maria Alice de Carvalho Teixeira-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-07T15:46:07Z-
dc.date.available2025-03-06-
dc.date.available2025-05-07T15:46:07Z-
dc.date.issued2025-03-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18576-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo discutir, analisar e contribuir para a elaboração de atividades pedagógicas e materiais adaptados para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de compreender como o ambiente escolar deve estar preparado para receber todos os alunos de forma inclusiva. O interesse pelo tema surgiu a partir de uma experiência vivenciada e observada em sala de aula, despertando o interesse em aprofundar a pesquisa sobre as práticas inclusivas. Após a análise de conteúdos disponibilizados em uma página na web, tornou-se necessária uma busca por autores que fundamentassem a prática pedagógica, baseando-se em uma revisão bibliográfica, tendo como principais autores Montessori (1949), Zerbato e Mendes (2018) e Eugênio Cunha (2017), que fundamentaram suas escritas em práticas inclusivas e inovadoras. No contexto da acessibilidade, destaca-se o surgimento, na década de 90, um movimento criado por arquitetos que buscavam designs mais inclusivos, o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), que propõe que o planejamento foque na acessibilidade como ponto central. Os resultados indicam que as atividades precisam ser pensadas e construídas para motivar o educando a buscar novos conhecimentos e informações, entendendo os caminhos que podem ser seguidos para atender todas as demandas individuais e coletivas, usufruindo dos materiais pedagógicos que melhor atendam as necessidades.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectAtividades adaptadaspt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectMateriais pedagógicospt_BR
dc.subjectDesenho universal para a aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleAtividades e materiais para crianças com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons