https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18576
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mariaalicedecarvalhoteixeira.pdf | 936.24 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santiago, Mylene Cristina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0803555578064293 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Núbia Aparecida Schaper | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3157421070865791 | pt_BR |
dc.creator | Almeida, Maria Alice de Carvalho Teixeira | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T15:46:07Z | - |
dc.date.available | 2025-03-06 | - |
dc.date.available | 2025-05-07T15:46:07Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18576 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo discutir, analisar e contribuir para a elaboração de atividades pedagógicas e materiais adaptados para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de compreender como o ambiente escolar deve estar preparado para receber todos os alunos de forma inclusiva. O interesse pelo tema surgiu a partir de uma experiência vivenciada e observada em sala de aula, despertando o interesse em aprofundar a pesquisa sobre as práticas inclusivas. Após a análise de conteúdos disponibilizados em uma página na web, tornou-se necessária uma busca por autores que fundamentassem a prática pedagógica, baseando-se em uma revisão bibliográfica, tendo como principais autores Montessori (1949), Zerbato e Mendes (2018) e Eugênio Cunha (2017), que fundamentaram suas escritas em práticas inclusivas e inovadoras. No contexto da acessibilidade, destaca-se o surgimento, na década de 90, um movimento criado por arquitetos que buscavam designs mais inclusivos, o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), que propõe que o planejamento foque na acessibilidade como ponto central. Os resultados indicam que as atividades precisam ser pensadas e construídas para motivar o educando a buscar novos conhecimentos e informações, entendendo os caminhos que podem ser seguidos para atender todas as demandas individuais e coletivas, usufruindo dos materiais pedagógicos que melhor atendam as necessidades. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Atividades adaptadas | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Materiais pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Desenho universal para a aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Atividades e materiais para crianças com transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License