Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18569
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
josianecassianogueira.pdf7.36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Consciência fonológica na alfabetização de crianças: uma experiência na produção de jogos didáticos
Autor(es): Nogueira, Josiane Cássia
Orientador: Rocha, Juliano Guerra
Miembros Examinadores: Magalhães, Luciane Manera
Resumo: O presente trabalho assumiu como objetivo principal investigar a relevância da consciência fonológica para a alfabetização de crianças, produzindo jogos destinados ao desenvolvimento da consciência silábica. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica, que fundamentou a criação autoral de dois jogos didáticos: o “Batalha das Sílabas” e o “Duelo das Sílabas”. Para tanto, apoiamo-nos em autores como Alexsandro da Silva, Artur Gomes Morais, Liane Castro de Araujo, Luciana Piccoli, Patrícia Camini, Magda Soares, entre outros. Além disso, apresentamos o relato da experiência ao levar o material produzido para uma sala de aula do 1º ano do ensino fundamental, com crianças em fase de alfabetização, no contexto de um projeto de extensão da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Também discutimos considerações relevantes para os alfabetizadores que desejam incorporar os jogos elaborados em suas aulas. Concluímos, por meio da pesquisa, que os jogos desempenham um papel fundamental na vida cotidiana das crianças, atuando como valiosos aliados no desenvolvimento da consciência fonológica e na apropriação do sistema de escrita alfabética. Assim, os materiais que produzimos mostraram-se recursos úteis para o processo de alfabetização. No entanto, apenas os jogos não são suficientes para a aquisição da língua escrita. É essencial que, ao elaborá-los, seja considerado o contexto em que serão aplicados, garantindo que façam parte de um trabalho planejado e sistematizado.
Resumen : -
Palabras clave : Alfabetização
Consciência fonológica consciência silábica
Jogos didáticos
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18569
Fecha de publicación : 10-mar-2025
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons