Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18569
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
josianecassianogueira.pdf7.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Consciência fonológica na alfabetização de crianças: uma experiência na produção de jogos didáticos
Author: Nogueira, Josiane Cássia
First Advisor: Rocha, Juliano Guerra
Referee Member: Magalhães, Luciane Manera
Resumo: O presente trabalho assumiu como objetivo principal investigar a relevância da consciência fonológica para a alfabetização de crianças, produzindo jogos destinados ao desenvolvimento da consciência silábica. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica, que fundamentou a criação autoral de dois jogos didáticos: o “Batalha das Sílabas” e o “Duelo das Sílabas”. Para tanto, apoiamo-nos em autores como Alexsandro da Silva, Artur Gomes Morais, Liane Castro de Araujo, Luciana Piccoli, Patrícia Camini, Magda Soares, entre outros. Além disso, apresentamos o relato da experiência ao levar o material produzido para uma sala de aula do 1º ano do ensino fundamental, com crianças em fase de alfabetização, no contexto de um projeto de extensão da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Também discutimos considerações relevantes para os alfabetizadores que desejam incorporar os jogos elaborados em suas aulas. Concluímos, por meio da pesquisa, que os jogos desempenham um papel fundamental na vida cotidiana das crianças, atuando como valiosos aliados no desenvolvimento da consciência fonológica e na apropriação do sistema de escrita alfabética. Assim, os materiais que produzimos mostraram-se recursos úteis para o processo de alfabetização. No entanto, apenas os jogos não são suficientes para a aquisição da língua escrita. É essencial que, ao elaborá-los, seja considerado o contexto em que serão aplicados, garantindo que façam parte de um trabalho planejado e sistematizado.
Abstract: -
Keywords: Alfabetização
Consciência fonológica consciência silábica
Jogos didáticos
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18569
Issue Date: 10-Mar-2025
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons