Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18569
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
josianecassianogueira.pdf7.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rocha, Juliano Guerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1944535179478135pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães, Luciane Manera-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7679506538051741pt_BR
dc.creatorNogueira, Josiane Cássia-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-07T13:25:18Z-
dc.date.available2025-03-10-
dc.date.available2025-05-07T13:25:18Z-
dc.date.issued2025-03-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18569-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho assumiu como objetivo principal investigar a relevância da consciência fonológica para a alfabetização de crianças, produzindo jogos destinados ao desenvolvimento da consciência silábica. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica, que fundamentou a criação autoral de dois jogos didáticos: o “Batalha das Sílabas” e o “Duelo das Sílabas”. Para tanto, apoiamo-nos em autores como Alexsandro da Silva, Artur Gomes Morais, Liane Castro de Araujo, Luciana Piccoli, Patrícia Camini, Magda Soares, entre outros. Além disso, apresentamos o relato da experiência ao levar o material produzido para uma sala de aula do 1º ano do ensino fundamental, com crianças em fase de alfabetização, no contexto de um projeto de extensão da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Também discutimos considerações relevantes para os alfabetizadores que desejam incorporar os jogos elaborados em suas aulas. Concluímos, por meio da pesquisa, que os jogos desempenham um papel fundamental na vida cotidiana das crianças, atuando como valiosos aliados no desenvolvimento da consciência fonológica e na apropriação do sistema de escrita alfabética. Assim, os materiais que produzimos mostraram-se recursos úteis para o processo de alfabetização. No entanto, apenas os jogos não são suficientes para a aquisição da língua escrita. É essencial que, ao elaborá-los, seja considerado o contexto em que serão aplicados, garantindo que façam parte de um trabalho planejado e sistematizado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectConsciência fonológica consciência silábicapt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleConsciência fonológica na alfabetização de crianças: uma experiência na produção de jogos didáticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons