Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18564
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
yasminpossanifernandes.pdf864.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pedagogia hospitalar e alfabetização: materiais (in)formativos sobre o trabalho pedagógico com crianças com câncer
Autor(es): Fernandes, Yasmin Possani
Primeiro Orientador: Rocha, Juliano Guerra
Membro da banca: Volpe, Geruza Cristina Meirelles
Membro da banca: Dias, Ana Raquel Costa
Resumo: A área educacional dedicada à preservação do direito à educação para crianças com câncer, que estão impossibilitadas de frequentar a escola devido à hospitalização, é chamada de Pedagogia Hospitalar. Muitas vezes, essas crianças são afastadas de ambientes de convívio devido às exigências do tratamento, que visa preservar sua saúde física já debilitada. Embora o cuidado com a saúde física seja fundamental, é igualmente importante estar atento aos aspectos emocionais, sociais e educacionais. Dessa forma, o processo de alfabetização é um dos maiores desafios para os pedagogos que atuam nos hospitais, pois requer um conjunto de estratégias e adaptações para que o ensino da leitura e da escrita aconteça de forma eficaz. Assim, a pesquisa buscou responder à seguinte questão: como ocorre o processo de alfabetização de crianças com câncer durante o período de internação hospitalar? O objetivo foi investigar como esse processo ocorre, realizando uma curadoria de materiais (in)formativos disponibilizados em diferentes formatos, com o intuito de disseminar conhecimentos sobre a temática a partir de fontes confiáveis. Para embasar a pesquisa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, buscando subsídios teóricos e legais para a compreensão do tema investigado. Em seguida, foi feita uma curadoria de materiais (in)formativos sobre a Pedagogia Hospitalar e a alfabetização de crianças com câncer encontrados em uma busca na internet e selecionados após análise, para apoiar o trabalho de profissionais da área pedagógica ou de pessoas interessadas no tema. Os dados coletados foram organizados em quadros, contendo gênero, título, autoria e link de acesso. Como resultado, percebe-se a necessidade de mais produções em diversos gêneros para popularizar a temática e a importância de priorizar o debate sobre Pedagogia Hospitalar na formação inicial de professores/as.
Abstract: -
Palavras-chave: Alfabetização
Crianças com câncer
Materiais (in)formativos
Pedagogia hospitalar
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18564
Data do documento: 20-Mar-2025
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons