https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18564
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
yasminpossanifernandes.pdf | 864.45 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rocha, Juliano Guerra | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1944535179478135 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Volpe, Geruza Cristina Meirelles | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5478898364768757 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dias, Ana Raquel Costa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8902645603057041 | pt_BR |
dc.creator | Fernandes, Yasmin Possani | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T13:02:23Z | - |
dc.date.available | 2025-03-20 | - |
dc.date.available | 2025-05-07T13:02:23Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18564 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A área educacional dedicada à preservação do direito à educação para crianças com câncer, que estão impossibilitadas de frequentar a escola devido à hospitalização, é chamada de Pedagogia Hospitalar. Muitas vezes, essas crianças são afastadas de ambientes de convívio devido às exigências do tratamento, que visa preservar sua saúde física já debilitada. Embora o cuidado com a saúde física seja fundamental, é igualmente importante estar atento aos aspectos emocionais, sociais e educacionais. Dessa forma, o processo de alfabetização é um dos maiores desafios para os pedagogos que atuam nos hospitais, pois requer um conjunto de estratégias e adaptações para que o ensino da leitura e da escrita aconteça de forma eficaz. Assim, a pesquisa buscou responder à seguinte questão: como ocorre o processo de alfabetização de crianças com câncer durante o período de internação hospitalar? O objetivo foi investigar como esse processo ocorre, realizando uma curadoria de materiais (in)formativos disponibilizados em diferentes formatos, com o intuito de disseminar conhecimentos sobre a temática a partir de fontes confiáveis. Para embasar a pesquisa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, buscando subsídios teóricos e legais para a compreensão do tema investigado. Em seguida, foi feita uma curadoria de materiais (in)formativos sobre a Pedagogia Hospitalar e a alfabetização de crianças com câncer encontrados em uma busca na internet e selecionados após análise, para apoiar o trabalho de profissionais da área pedagógica ou de pessoas interessadas no tema. Os dados coletados foram organizados em quadros, contendo gênero, título, autoria e link de acesso. Como resultado, percebe-se a necessidade de mais produções em diversos gêneros para popularizar a temática e a importância de priorizar o debate sobre Pedagogia Hospitalar na formação inicial de professores/as. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Crianças com câncer | pt_BR |
dc.subject | Materiais (in)formativos | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia hospitalar | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Pedagogia hospitalar e alfabetização: materiais (in)formativos sobre o trabalho pedagógico com crianças com câncer | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License