Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18564
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
yasminpossanifernandes.pdf864.45 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Pedagogia hospitalar e alfabetização: materiais (in)formativos sobre o trabalho pedagógico com crianças com câncer
Autor(es): Fernandes, Yasmin Possani
Orientador: Rocha, Juliano Guerra
Miembros Examinadores: Volpe, Geruza Cristina Meirelles
Miembros Examinadores: Dias, Ana Raquel Costa
Resumo: A área educacional dedicada à preservação do direito à educação para crianças com câncer, que estão impossibilitadas de frequentar a escola devido à hospitalização, é chamada de Pedagogia Hospitalar. Muitas vezes, essas crianças são afastadas de ambientes de convívio devido às exigências do tratamento, que visa preservar sua saúde física já debilitada. Embora o cuidado com a saúde física seja fundamental, é igualmente importante estar atento aos aspectos emocionais, sociais e educacionais. Dessa forma, o processo de alfabetização é um dos maiores desafios para os pedagogos que atuam nos hospitais, pois requer um conjunto de estratégias e adaptações para que o ensino da leitura e da escrita aconteça de forma eficaz. Assim, a pesquisa buscou responder à seguinte questão: como ocorre o processo de alfabetização de crianças com câncer durante o período de internação hospitalar? O objetivo foi investigar como esse processo ocorre, realizando uma curadoria de materiais (in)formativos disponibilizados em diferentes formatos, com o intuito de disseminar conhecimentos sobre a temática a partir de fontes confiáveis. Para embasar a pesquisa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, buscando subsídios teóricos e legais para a compreensão do tema investigado. Em seguida, foi feita uma curadoria de materiais (in)formativos sobre a Pedagogia Hospitalar e a alfabetização de crianças com câncer encontrados em uma busca na internet e selecionados após análise, para apoiar o trabalho de profissionais da área pedagógica ou de pessoas interessadas no tema. Os dados coletados foram organizados em quadros, contendo gênero, título, autoria e link de acesso. Como resultado, percebe-se a necessidade de mais produções em diversos gêneros para popularizar a temática e a importância de priorizar o debate sobre Pedagogia Hospitalar na formação inicial de professores/as.
Resumen : -
Palabras clave : Alfabetização
Crianças com câncer
Materiais (in)formativos
Pedagogia hospitalar
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18564
Fecha de publicación : 20-mar-2025
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons