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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Leitura como experiência: como os sujeitos se relacionam e vivenciam a leitura
Autor(es): Barbosa, Laura Cotta Esmério
Primeiro Orientador: Alvim, Yara Cristina
Membro da banca: Souza, Maria Zélia Maia de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a leitura como uma experiência singular e subjetiva, explorando as múltiplas formas pelas quais os indivíduos se relacionam com os textos e constroem sua identidade leitora ao longo da vida. Para isso, busca-se compreender os fatores que influenciam o processo de formação do leitor, considerando aspectos como o ambiente familiar, o incentivo à leitura, o papel da escola e as experiências individuais que contribuem para o desenvolvimento do hábito e do prazer de ler. Além disso, analisa-se de que maneira a prática da leitura possibilita a vivência de experiências significativas, indo além de um mero exercício de decodificação de palavras, tornando-se um elemento essencial para a construção do pensamento crítico, da imaginação e do repertório cultural dos sujeitos. Portanto, para a realização da pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, combinando a pesquisa bibliográfica com a análise de entrevistas realizadas com cinco leitoras de diferentes faixas etárias. Essa estratégia permitiu uma compreensão mais aprofundada sobre como as experiências leitoras variam de acordo com cada indivíduo, possibilitando identificar padrões e particularidades no modo como a leitura é incorporada ao cotidiano e percebida como uma atividade prazerosa ou, em alguns casos, como uma obrigação imposta. Os resultados da investigação evidenciam que a leitura pode ser uma fonte significativa de prazer, reflexão e construção de identidade, permitindo que os leitores se enxerguem nos textos e ampliem sua percepção de mundo. No entanto, também foi possível observar que, embora a escola desempenhe um papel fundamental como instituição mediadora da leitura, muitas vezes a forma como a leitura é trabalhada no ambiente escolar não favorece a construção de uma relação entre estudantes e experiências leitoras. Em grande parte das instituições de ensino, a leitura é tratada apenas como um requisito obrigatório para a realização de avaliações, o que pode afastar os estudantes e dificultar a formação de leitores da experiência.
Abstract: -
Palavras-chave: Leitura
Formação leitora
Experiência de leitura
Leitor da experiência
Família
Escola
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18553
Data do documento: 21-Mar-2025
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



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