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dc.contributor.advisor1Alvim, Yara Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0175769753186807pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Maria Zélia Maia de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7228789297574984pt_BR
dc.creatorBarbosa, Laura Cotta Esmério-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-06T15:40:34Z-
dc.date.available2025-03-21-
dc.date.available2025-05-06T15:40:34Z-
dc.date.issued2025-03-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18553-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar a leitura como uma experiência singular e subjetiva, explorando as múltiplas formas pelas quais os indivíduos se relacionam com os textos e constroem sua identidade leitora ao longo da vida. Para isso, busca-se compreender os fatores que influenciam o processo de formação do leitor, considerando aspectos como o ambiente familiar, o incentivo à leitura, o papel da escola e as experiências individuais que contribuem para o desenvolvimento do hábito e do prazer de ler. Além disso, analisa-se de que maneira a prática da leitura possibilita a vivência de experiências significativas, indo além de um mero exercício de decodificação de palavras, tornando-se um elemento essencial para a construção do pensamento crítico, da imaginação e do repertório cultural dos sujeitos. Portanto, para a realização da pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, combinando a pesquisa bibliográfica com a análise de entrevistas realizadas com cinco leitoras de diferentes faixas etárias. Essa estratégia permitiu uma compreensão mais aprofundada sobre como as experiências leitoras variam de acordo com cada indivíduo, possibilitando identificar padrões e particularidades no modo como a leitura é incorporada ao cotidiano e percebida como uma atividade prazerosa ou, em alguns casos, como uma obrigação imposta. Os resultados da investigação evidenciam que a leitura pode ser uma fonte significativa de prazer, reflexão e construção de identidade, permitindo que os leitores se enxerguem nos textos e ampliem sua percepção de mundo. No entanto, também foi possível observar que, embora a escola desempenhe um papel fundamental como instituição mediadora da leitura, muitas vezes a forma como a leitura é trabalhada no ambiente escolar não favorece a construção de uma relação entre estudantes e experiências leitoras. Em grande parte das instituições de ensino, a leitura é tratada apenas como um requisito obrigatório para a realização de avaliações, o que pode afastar os estudantes e dificultar a formação de leitores da experiência.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFormação leitorapt_BR
dc.subjectExperiência de leiturapt_BR
dc.subjectLeitor da experiênciapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleLeitura como experiência: como os sujeitos se relacionam e vivenciam a leiturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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