Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18551
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sonyelebittencourtcassiano.pdfPDF/A2.04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sonyelebittencourtcassiano-produtoeducacional.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Gestos como ferramenta pedagógica: a importância da comunicação corporal no ensino e aprendizagem de matemática
Autor(es): Cassiano, Sonyele Bittencourt
Primeiro Orientador: Toon, Eduard
Membro da banca: Gomes, José Barbosa
Membro da banca: Sodero, Tatiane Fernandes
Resumo: Esta dissertação sugere uma abordagem diferente para o ensino de conteúdos matemáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, utilizando os gestos. Dando início com as dificuldades enfrentadas no ensino da matemática, seguida de uma análise sobre as perspectivas teóricas da cognição incorporada, do feixe semiótico e da multimodalidade. Utiliza como base teórica para os gestos, a classificação de McNeill (1992). Posteriormente, são apresentados exemplos práticos de como os gestos podem ser usados para auxiliar a aprendizagem significativa, juntamente com as habilidades encontradas na BNCC. Por fim, o trabalho disponibiliza um material didático voltado para professores de matemática, com o objetivo de criarem seus próprios gestos para enriquecem suas aulas.
Abstract: This dissertation suggests a different approach to teaching mathematical content in the final years of elementary school and high school, using gestures. It begins with the difficulties faced in teaching mathematics, followed by an analysis of the theoretical perspectives of embodied cognition, the semiotic bundle and multimodality. It uses McNeill’s classification (1992) as a theoretical basis for gestures. Subsequently, practical examples are presented of how gestures can be used to aid meaningful learning, together with the skills found in the BNCC. Finally, the work provides teaching material aimed at mathematics teachers, with the objective of creating their own gestures to enrich their classes.
Palavras-chave: Gestos
Cognição incorporada
Aprendizagem
gestos; cognição incorporada; aprendizagem.
Gestures
Embodied cognition
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18551
Data do documento: 6-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons