Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18551
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sonyelebittencourtcassiano.pdfPDF/A2.04 MBAdobe PDFView/Open
sonyelebittencourtcassiano-produtoeducacional.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: Gestos como ferramenta pedagógica: a importância da comunicação corporal no ensino e aprendizagem de matemática
Author: Cassiano, Sonyele Bittencourt
First Advisor: Toon, Eduard
Referee Member: Gomes, José Barbosa
Referee Member: Sodero, Tatiane Fernandes
Resumo: Esta dissertação sugere uma abordagem diferente para o ensino de conteúdos matemáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, utilizando os gestos. Dando início com as dificuldades enfrentadas no ensino da matemática, seguida de uma análise sobre as perspectivas teóricas da cognição incorporada, do feixe semiótico e da multimodalidade. Utiliza como base teórica para os gestos, a classificação de McNeill (1992). Posteriormente, são apresentados exemplos práticos de como os gestos podem ser usados para auxiliar a aprendizagem significativa, juntamente com as habilidades encontradas na BNCC. Por fim, o trabalho disponibiliza um material didático voltado para professores de matemática, com o objetivo de criarem seus próprios gestos para enriquecem suas aulas.
Abstract: This dissertation suggests a different approach to teaching mathematical content in the final years of elementary school and high school, using gestures. It begins with the difficulties faced in teaching mathematics, followed by an analysis of the theoretical perspectives of embodied cognition, the semiotic bundle and multimodality. It uses McNeill’s classification (1992) as a theoretical basis for gestures. Subsequently, practical examples are presented of how gestures can be used to aid meaningful learning, together with the skills found in the BNCC. Finally, the work provides teaching material aimed at mathematics teachers, with the objective of creating their own gestures to enrich their classes.
Keywords: Gestos
Cognição incorporada
Aprendizagem
gestos; cognição incorporada; aprendizagem.
Gestures
Embodied cognition
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18551
Issue Date: 6-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons