Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18551
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sonyelebittencourtcassiano.pdfPDF/A2.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
sonyelebittencourtcassiano-produtoeducacional.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Toon, Eduard-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5171484988159554pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, José Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Sodero, Tatiane Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorCassiano, Sonyele Bittencourt-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8330921159291184pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-06T14:31:50Z-
dc.date.available2025-05-06-
dc.date.available2025-05-06T14:31:50Z-
dc.date.issued2025-03-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18551-
dc.description.abstractThis dissertation suggests a different approach to teaching mathematical content in the final years of elementary school and high school, using gestures. It begins with the difficulties faced in teaching mathematics, followed by an analysis of the theoretical perspectives of embodied cognition, the semiotic bundle and multimodality. It uses McNeill’s classification (1992) as a theoretical basis for gestures. Subsequently, practical examples are presented of how gestures can be used to aid meaningful learning, together with the skills found in the BNCC. Finally, the work provides teaching material aimed at mathematics teachers, with the objective of creating their own gestures to enrich their classes.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação sugere uma abordagem diferente para o ensino de conteúdos matemáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, utilizando os gestos. Dando início com as dificuldades enfrentadas no ensino da matemática, seguida de uma análise sobre as perspectivas teóricas da cognição incorporada, do feixe semiótico e da multimodalidade. Utiliza como base teórica para os gestos, a classificação de McNeill (1992). Posteriormente, são apresentados exemplos práticos de como os gestos podem ser usados para auxiliar a aprendizagem significativa, juntamente com as habilidades encontradas na BNCC. Por fim, o trabalho disponibiliza um material didático voltado para professores de matemática, com o objetivo de criarem seus próprios gestos para enriquecem suas aulas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestospt_BR
dc.subjectCognição incorporadapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectgestos; cognição incorporada; aprendizagem.pt_BR
dc.subjectGesturespt_BR
dc.subjectEmbodied cognitionpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleGestos como ferramenta pedagógica: a importância da comunicação corporal no ensino e aprendizagem de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons