Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18548
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
giovannapereira.pdf16.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Cartografia e alfabetização cartográfica na escola: uma proposta pedagógica para professores do ensino fundamental anos iniciais
Autor(es): Pereira, Giovanna
Orientador: Lopes, Jade Janer Moreira
Miembros Examinadores: Lopes, Juliano Guerra
Resumo: Este trabalho apresenta uma sequência didática sobre cartografia para o ensino fundamental anos iniciais, fundamentada na cartografia decolonial e em metodologias ativas. A pesquisa se desenvolve a partir da seleção e análise crítica de textos teóricos, visando problematizar abordagens tradicionais da cartografia e propor práticas pedagógicas que valorizem diferentes formas de representação espacial. A sequência didática inclui atividades que exploram conceitos cartográficos essenciais, promovendo a construção do conhecimento de forma dinâmica e interativa. Além disso, busca desenvolver habilidades relacionadas à localização, orientação e representação espacial, contribuindo para a alfabetização cartográfica dos estudantes.
Resumen : This paper presents a didactic sequence on cartography for early elementary education, based on decolonial cartography and active methodologies. The research is developed through the selection and critical analysis of theoretical texts, aiming to challenge traditional approaches to cartography and propose pedagogical practices that value different forms of spatial representation. The didactic sequence includes activities that explore essential cartographic concepts, fostering knowledge construction in a dynamic and interactive way. Furthermore, it seeks to develop skills related to location, orientation, and spatial representation, contributing to students' cartographic literacy.
Palabras clave : Cartografia
Alfabetização cartográfica
Ensino fundamental anos iniciais
Sequência didática
Cartografia decolonial
Educação geográfica
Cartography
Cartographic Literacy
Early Elementary
Education
Didactic Sequence
Decolonial Cartography
Geographic Education
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18548
Fecha de publicación : 10-mar-2025
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons