Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18548
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
giovannapereira.pdf16.86 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lopes, Jade Janer Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4297078672618566pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Juliano Guerra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1944535179478135pt_BR
dc.creatorPereira, Giovanna-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-06T11:57:17Z-
dc.date.available2025-03-10-
dc.date.available2025-05-06T11:57:17Z-
dc.date.issued2025-03-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18548-
dc.description.abstractThis paper presents a didactic sequence on cartography for early elementary education, based on decolonial cartography and active methodologies. The research is developed through the selection and critical analysis of theoretical texts, aiming to challenge traditional approaches to cartography and propose pedagogical practices that value different forms of spatial representation. The didactic sequence includes activities that explore essential cartographic concepts, fostering knowledge construction in a dynamic and interactive way. Furthermore, it seeks to develop skills related to location, orientation, and spatial representation, contributing to students' cartographic literacy.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma sequência didática sobre cartografia para o ensino fundamental anos iniciais, fundamentada na cartografia decolonial e em metodologias ativas. A pesquisa se desenvolve a partir da seleção e análise crítica de textos teóricos, visando problematizar abordagens tradicionais da cartografia e propor práticas pedagógicas que valorizem diferentes formas de representação espacial. A sequência didática inclui atividades que exploram conceitos cartográficos essenciais, promovendo a construção do conhecimento de forma dinâmica e interativa. Além disso, busca desenvolver habilidades relacionadas à localização, orientação e representação espacial, contribuindo para a alfabetização cartográfica dos estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectAlfabetização cartográficapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental anos iniciaispt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectCartografia decolonialpt_BR
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.subjectCartographypt_BR
dc.subjectCartographic Literacypt_BR
dc.subjectEarly Elementarypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDidactic Sequencept_BR
dc.subjectDecolonial Cartographypt_BR
dc.subjectGeographic Educationpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleCartografia e alfabetização cartográfica na escola: uma proposta pedagógica para professores do ensino fundamental anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons