Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18548
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
giovannapereira.pdf16.86 MBAdobe PDFView/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Cartografia e alfabetização cartográfica na escola: uma proposta pedagógica para professores do ensino fundamental anos iniciais
Author: Pereira, Giovanna
First Advisor: Lopes, Jade Janer Moreira
Referee Member: Lopes, Juliano Guerra
Resumo: Este trabalho apresenta uma sequência didática sobre cartografia para o ensino fundamental anos iniciais, fundamentada na cartografia decolonial e em metodologias ativas. A pesquisa se desenvolve a partir da seleção e análise crítica de textos teóricos, visando problematizar abordagens tradicionais da cartografia e propor práticas pedagógicas que valorizem diferentes formas de representação espacial. A sequência didática inclui atividades que exploram conceitos cartográficos essenciais, promovendo a construção do conhecimento de forma dinâmica e interativa. Além disso, busca desenvolver habilidades relacionadas à localização, orientação e representação espacial, contribuindo para a alfabetização cartográfica dos estudantes.
Abstract: This paper presents a didactic sequence on cartography for early elementary education, based on decolonial cartography and active methodologies. The research is developed through the selection and critical analysis of theoretical texts, aiming to challenge traditional approaches to cartography and propose pedagogical practices that value different forms of spatial representation. The didactic sequence includes activities that explore essential cartographic concepts, fostering knowledge construction in a dynamic and interactive way. Furthermore, it seeks to develop skills related to location, orientation, and spatial representation, contributing to students' cartographic literacy.
Keywords: Cartografia
Alfabetização cartográfica
Ensino fundamental anos iniciais
Sequência didática
Cartografia decolonial
Educação geográfica
Cartography
Cartographic Literacy
Early Elementary
Education
Didactic Sequence
Decolonial Cartography
Geographic Education
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18548
Issue Date: 10-Mar-2025
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons